Outono no Hemisfério Sul começou quarta-feira

Outono teve início esta semana e termina no dia 21 de junho

O outono no Hemisfério Sul começou às 18h58min de quarta-feira, 19 de março, e termina às 12h54min do dia 21 de junho. É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino e no Norte de Minas Gerais.
Durante esta estação, observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos, tais como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da região Sul e friagem no Sul da região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no Sul de Goiás.
El Niño
O outono deve sofrer influência moderada do El Niño. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta que a probabilidade de o fenômeno atingir algumas regiões do Brasil é de 70%, ocorrendo em intensidade fraca até o início do inverno.

Região Sudeste

De forma geral, o outono no Sudeste terá menos frio do que poderia ter. A primeira onda de frio com força para realmente derrubar a temperatura deve ser na primeira quinzena de maio. Os eventos de frio relevante duram poucos dias. A chuva de abril fica concentrada sobre Minas Gerais e Espírito Santo, enquanto que os temporais diminuem muito em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Chuva de maio e de junho fica próxima da média em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. O estado de São Paulo é o que deve ter menos chuva durante o outono. De forma geral, a chuva de São Paulo será dentro ou abaixo da média em todos os meses.