Planos devem realizar exame da Covid 19

JOSÉ EDUARDO

A partir da segunda pp., 29 de junho, os planos de saúde terão de cobrir a realização de testes sorológicos para detecção do novo coronavírus (Covid 19).
Os exames atualmente giram em torno de R$ 150,00 a R$ 300,00 e são realizados por clínicas e empresas médicas especializadas.
Todavia, nem toda população tem condições de arcar com o referido exame, sendo certo ainda que os testes chamados rápidos tem sido contestados pela sua testagem e eficiência.
Todavia, o Governo editou um Resolução por meio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), determinando que cabe as operadoras de plano de saúde (os planos de sáude) arcarem com a realização dos exames aos seus associados.
O teste sorológico identifica a presença de anticorpos (IgA, IgG ou IgM) no sangue dos pacientes que foram expostos ao vírus em algum momento.
Como avalia a resposta do organismo para combater o Sars-CoV-2, o exame é indicado a partir do oitavo dia desde o aparecimento dos sintomas.
A inclusão desse teste no rol de procedimentos de cobertura obrigatória atende decisão judicial relativa à Ação Civil Pública (nº 0810140-15.2020.4.05.8300) movida pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps). A decisão é liminar, ou seja, ainda cabe recurso, a ANS, no entanto, procurada, não informou se pretende ou não recorrer.

JOSÉ EDUARDO MIRANDOLA BARBOSA – ADVOGADO e JORNALISTA