PM emite alerta sobre furtos de veículos no município

No bairro Cidade Universitária onde ocorreram os furtos

Na última semana, dois veículos foram furtados no bairro Cidade Universitária, próximo à Unimed Norte Paulista. Por conta disso, a Polícia Militar intensificou o trabalho de patrulhamento no município e tem emitido alertas à população para que tome medidas preventivas a fim de coibir esse tipo de crime.
Em grupos de WhatsApp, o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de Ituverava e Região, o capitão Helder Antônio de Paula, enviou uma mensagem de voz falando sobre o assunto.
“Senhores moradores, nós estamos com uma incidência de furtos de veículos próximos à Unimed, pois foram dois furtos no mesmo local, ambos pick-ups. O policiamento no bairro foi reforçado e pedimos aos moradores que, caso identifiquem qualquer indivíduo em atitude suspeita, nos informem”, afirma. “O comum é que os indivíduos cheguem em dupla em um carro, um deles sai e em cerca de 15 segundos consegue abrir o carro. Então, a orientação é que sempre que possível não deixar veículos em vias públicas, mas sim dentro das garagens”, ressalta o comandante, que no fim do áudio lembrou que a população pode contar com a Polícia Militar para servi-la e protegê-la.

Furtos não aumentaram

Apesar dos dois furtos na mesma semana, Ituverava não vive uma onda de furtos de veículos. Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública apontam que, ao longo do primeiro semestre de 2019, foram 10 furtos e 1 roubo de veículos. No mesmo período do ano passado – de janeiro a junho – haviam sido 11 furtos e 1 roubo.
Mesmo assim, alguns cuidados são essenciais para que crimes desse tipo não voltem a acontecer, como não deixar nada à mostra dentro do veículo; guardar as compras no porta-malas; verificar que o veículo está trancado; escolher bem o local para estacionar; travar as portas do carro mesmo dentro da garagem; manter uma distância segura do carro à frente quando parar no semáforo e investir em equipamentos de segurança.

Ribeirão Preto teve aumento de 6,61% nesse tipo de crime

O número de furto de veículos registrou alta de 6,61% no acumulado do primeiro semestre de 2019 em comparação ao mesmo período do ano passado, na cidade de Ribeirão Preto. Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) foram divulgados na última semana.
Os casos passaram de 862 para 919, de janeiro a junho deste ano. Em comparação a maio, o número reduziu de 169 para 149, queda de 11,8%.
Já os roubos de veículos tiveram redução de 6,95% na diferença entre semestres. Em 2018, foram 345 ocorrências e, neste ano, 321. Na comparação com o mês passado, houve queda de 32%: 52 contra 35.
Dados referentes a homicídios dolosos, roubos e furtos no geral também apresentaram queda.
Em junho de 2019, a cidade registrou um homicídio doloso contra quatro no mesmo período de 2018, redução de 75%. Em comparação a maio, a queda é ainda maior: 83,3%. Já no semestre, a diferença é 12,5%, de 24 para 21 crimes.
Os acumulados de roubos passaram de 1.699 para 1.683 casos e o de furtos foram de 4.973 para 4.841.