Policiais Militares recebem título de Honra ao Mérito

O vereador Daniel Ramos da Silva, apresentou o projeto que concede título de honra ao mérito ao Helder Antônio de Paula, no destaque

O projeto apresentado pelo vereador Daniel Ramos da Silva, foi aprovado por unanimidade 

A Câmara Municipal de Ituverava, aprovou em sessão realizada dia 4 de abril, o Projeto de Decreto Legislativo que concede o título de Honra ao Mérito à policiais de Ituverava por relevantes serviços prestados. O projeto foi apresentado pelo vereador Daniel Ramos da Silva e aprovado por unanimidade.
Receberam homenagem, o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de Ituverava e Região, o capitão Helder Antônio de Paula; tenente Jeferson Tiago de Melo, o tenente Guilherme Pavan Custódio, o subtenente Eugênio Luiz de Paula, o sargento Paulo César Bezerra de Oliveira, o sargento Renato José da Silva, o sargento Celso de Oliveira Louzada, o cabo Rodrigo César Pereira Rego, o cabo Wellington de Souza Pereira, o cabo Ronaldo Silva Ferreira, e os soldados Alexandre Inácio da Silva, Emanoely Lunardi Ferreira e Marcos Paulo Tavares Nascimento.
Segundo o autor da homenagem, ela se justifica como uma condecoração aos relevantes serviços prestados a segurança pública do município de Ituverava, em especial, a eficiência na operação para prender os suspeitos de envolvimento no assalto à loja 4, da Rede de Supermercados, no dia 12 de março.
“Com profissionalismo e dedicação, eles fizeram a diferença. É muito gratificante, para os policiais serem lembrados com esse reconhecimento. Esse gesto denota a preocupação do vereador com a segurança da população”, observa Daniel Ramos.
“Esses homens são valorosos e verdadeiros heróis, pois atuam fazendo tudo o que esta ao seu alcance, e cumprem diariamente o juramento que fizeram ao ingressar na corporação”, destaca o vereador.
Ainda segundo ele, o título Honra ao Mérito é uma forma de reconhecimento ao bom desempenho profissional dos agentes e também à atividade policial, que enfrenta tantos desafios e perigos no dia a dia.

Homenagem
O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de Ituverava e Região, o capitão Helder de Paula fala sobre homenagem. “Nós, policiais militares homenageados, nos sentimos extremamente felizes com a iniciativa do nobre vereador Daniel Ramos, que fala em nome da população ituveravense, o que torna ainda mais expressiva a iniciativa”, afirma o comandante.
“Por opção de vida temos valores pessoais e profissionais caracterizados por desenvolver um trabalho junto ao tecido social de extremo risco pessoal, aliado a um desgaste físico, psicológico e até espiritual e, a cada dia que vestimos a farda em casa, existe a incerteza se voltaremos no final da jornada de trabalho. Mas isso não nos faz melhores que nenhum cidadão, mas nos convoca como a todos a oferecer nosso melhor pela população, já que prestamos um concurso público com a finalidade de SERVIR E PROTEGER”, observa o Capitão Helder.
“Sendo assim, estamos longe de sermos heróis ou representantes das forças do bem contra o mal. Somos filhos, pais, irmãos, ou seja, seres humanos, e nesta condição buscamos a automotivação para um difícil exercício”, observa o capitão.
Segundo ele, a homenagem possibilitará a todos PMs, inclusive aos que não foram homenageados, mas que prestam serviços em prol da comunidade, serem reconhecidos por horas de trabalho desgastante, riscos extremos e superação de obstáculos.

Exemplo 

“Desse modo, tenho certeza que Ituverava através deste gesto, serve de exemplo para toda a região, para o Estado de São Paulo e Brasil, que o corpo de agentes de Segurança Pública não é lembrado tão somente por seus poucos erros, mas pela sua entrega em nome de uma cidade melhor e para um futuro melhor para todos”, lembra o Cap. Helder.
“A alegria está presente no olhar de cada um dos policiais militares dessa organização. Desde que chegaram as notícias da homenagem, percebi que Deus se manifesta pelo singelo, mas, expressivo gesto do vereador Daniel, em cultuar o reconhecimento aos que muitas vezes vivem anonimamente na vida social. Porém, serão colocados em evidência e assim a automotivação reinará, pois onde o amor caminha as sombras se dissipam”, enfatiza Cap Helder.
O homenageado também agradece o reconhecimento e o carinho recebido da população. “Ao povo de Ituverava, meu muito obrigado pelo carinho demonstrado aos policiais militares. Saibam que essa postura trará uma motivação grandiosa e também uma aliança de exercício de nossos dons, ainda mais sedimentada no respeito mútuo e trabalho profìcuo em prol de todos”, completa o capitão da PM, Helder de Paula.