Prefeita e vice inauguram obras de reforma e ampliação na área da Saúde

Obras realizadas vão melhorar a qualidade dos serviços oferecidos

A prefeita Adriana, o vice Alcidão, e o vereador Antônio Sérgio na inauguração da reforma do Centro de Saúde

Na segunda-feira, 9 de abril, foram realizadas as cerimônias de inauguração das obras de ampliação do Centro de Saúde II “Dr. José Ferreira Telles” e de reforma e ampliação do Laboratório Municipal de Análises Clínicas “Dr. Nelson Soares de Oliveira”.
Segundo a assessoria de Imprensa da Prefeitura, participaram da solenidade, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado; o vice-prefeito e secretário da Saúde, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior; o gestor em Saúde, Sérgio Renato Macedo Chicote; a enfermeira do Centro de Saúde II “Dr. José Ferreira Telles”, Fernanda Galdeano; a coordenadora técnica do Laboratório Municipal de Análises Clínicas “Dr. Nelson Soares de Oliveira”, Maura Machado; os vereadores Antônio Sérgio Cardoso Telles; Andréa Fonseca Yamada Scotte; Ana Paula Yanosteac Mário; Adauto Barbosa de Matos; Everaldo Alves Machado Dias (“He-Man”); Fábio de Freitas Gibaile; Marcelo Celestino Pereira (“Marcelinho Capituva”); Marcos Advíncula Joazeiro (“Markim do Sindicato”); o Chefe de Instrução do TG 02-058, Subtenente Fábio Nunes; e o Diácono da Paróquia Nossa Senhora do Carmo; João Batista Nogueira, que fez uma benção especial nas obras inauguradas; entre outras autoridades.

Obras vão beneficiar área da saúde

Segundo o Secretário da Saúde e vice-prefeito, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior, as obras vão melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. “Ituverava é merecidamente reconhecida em toda a região e no Estado como referência em Saúde Pública. Esse reconhecimento vem sendo fortalecido diariamente com o nosso trabalho à frente da Secretaria da Saúde e suas instituições. Agora, com a entrega dessas obras para a população, com certeza, esse reconhecimento será ainda maior”, afirma Maciel Júnior
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou da emoção de entregar as obras para a população ituveravense. “Primeiramente, devo começar falando sobre a merecida homenagem que o Dr. José Ferreira Telles e o Dr. Nelson Soares de Oliveira receberam dando seus nomes em prédios tão importantes para população. Quanto às obras de ampliação do Centro de Saúde e a reforma e ampliação do Laboratório Municipal são, com certeza, duas das principais obras que inauguramos no decorrer do mandato, pois além de ser um anseio da população, já estamos colhendo os benefícios dessas obras, que priorizam trazer mais comodidade, segurança e conforto no atendimento daqueles que necessitam desses serviços”, conclui a prefeita.

Laboratório Municipal Dr. Nelson Soares de Oliveira

Inauguração da reforma e ampliação do Laboratório Municipal Dr. Nelson Soares de Oliveira

No Laboratório Municipal Dr. Nelson Soares de Oliveira foram realizadas obras de ampliação, com uma nova recepção, nova área administrativa, copa, sala de coleta, banheiros para o público, além da reforma geral do antigo prédio, com troca de pisos e nova pintura
O prédio do Laboratório Municipal de Análises Clínicas Dr. Nelson Soares de Oliveira foi construído há mais de trinta anos, na primeira gestão do prefeito Dr. Lúcio Adalberto Lima Machado, que também foi responsável pela última reforma o prédio, no ano de 2004. Além do estado precário, o prédio do Laboratório ficou pequeno para atender os 14 mil exames que são realizados por mês. A reforma e ampliação do prédio do Laboratório Municipal era um antigo anseio da população ituveravense, e também dos funcionários da instituição.
O Gestor em Saúde, Sérgio Renato Macedo Chicote, fala sobra a importância das obras. “Os prédios do Centro de Saúde II e do Laboratório recebem diariamente um grande número de pessoas em busca de atendimento. No entanto, se encontravam em estados críticos. Agora, com a reforma e obras de ampliação, vamos melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, o atendimento oferecido aos ituveravenses”, ressalta Chicote.

Dr. Nelson Soares de Oliveira

O Dr. Nelson Soares de Oliveira, nasceu dia 8 de novembro de 1924. cursou o Colégio D. Pedro II, no Rio de Janeiro, e fez a Faculdade de Medicina na Praia Vermelha, também no Rio. Formou-se e voltou para Ituverava em 1951, para trabalhar com o pai, o Dr. José Aníbal Soares de Oliveira Soares e no Hospital São Francisco (onde hoje está instalada a Construlider-Construneves).
Casou-se em 1951, com Dorothea Mascarenhas Soares de Oliveira, e são seus filhos Ana Maria Soares de Oliveira Fonseca, casada Carlos Roberto Alves Fonseca; Nelson Soares de Oliveira Filho, casado Eloísa Elena José Soares de Oliveira (ambos falecidos) e José Aníbal Soares de Oliveira Neto (falecido), casado com Leda de Paula Soares de Oliveira.
Depois do Hospital São Francisco, o Dr. Nelson fundou o Hospital São Jorge, que funcionou primeiro nos fundos da relojoaria “Hora Certa”, depois mudou-se para a rua Ademar de Barros, onde hoje é a o Curso da professora Antonieta.
Com a ajuda de amigos, construiu o prédio do Hospital São Jorge (Hospital e Maternidade de Ituverava). Em 1976 foi eleito vice-prefeito, na chapa do prefeito José Aureliano Coimbra. Também foi o vereador mais votado nos anos 1970.
Dr. Nelson foi um homem extremamente humano e altruísta, pois sempre pois a medicina acima dos interesses pessoais. Como médico foi um profissional à frente da sua época, pois apesar dos poucos recursos de aparelhagem, seus diagnósticos eram sempre precisos.

Centro de Saúde II “Dr. José Ferreira Telles” (Dr. Juquinha)

O prédio no Centro de Saúde II foi ampliado, e agora conta com uma nova e ampla sala de espera, recepção, e sala de pré e pós-consulta. Abra foi viabilizada com verbas de Emendas Parlamentares enviadas pelo deputado Baleia Rossi, no valor de R$ 100.000,00, e pelo então deputado Duarte Nogueira, também no valor de R$ 100.000,00.
O Centro de Saúde é o maior complexo de Saúde mantido pela Prefeitura e pela secretaria de Saúde. Além dos serviços oferecidos no local, o prédio do Centro de Saúde II “Dr. José Ferreira Telles” também abriga a sede da Secretaria Municipal de Saúde; Núcleo de Gestão Assistencial (NGA 23) e suas especialidades; Ambulatório DST/AIDS e Hepatite Virais; Vigilância Epidemiológica; Farmácia Central; Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF); Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e a Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP).

Família
Representando a família do homenageado no Centro de Saúde II “Dr. José Ferreira Telles” e também representando a Câmara de Vereadores, o filho Dr. Antônio Sérgio Cardoso Telles fala sobre as obras inauguradas. “Primeiramente, como médico e vereador, não poderia deixar de ressaltar a importância dessas obras para a população ituveravense, pois, com certeza, vão contribuir para melhorar o atendimento realizado nas duas instituições”, afirma.
“Quanto às homenagens, é gratificante ver o nome do meu pai Dr. José Ferreira Telles (Dr. Juquinha) e do Dr. Nelson Soares de Oliveira em dois prédios que realizam um trabalho muito significativo para a população”, destaca o Dr. Antônio Sérgio.

Dr. José Ferreira Telles (Dr. Juquinha)

O Dr. José Ferreira Telles (Dr. Juquinha), nasceu em Ituverava dia 5 novembro de 1912. Filho de José Bernardino Ferreira e Carolina Maria de Jesus. Em 1944, casou-se com Dirce Cardoso Telles, com quem teve três filhos, todos médicos: Dr. José Dirceu Cardoso Telles, casado com a Ana Maria Alexandrina Telles; Dr. Carlos Roberto Cardoso Telles), casado Rita de Cássia Bonadio Telles e Dr. Antônio Sérgio Cardoso Telles (médico), casado com Viviane Silveira Telles.
Em Ituverava estudou no Ginásio Estadual Fabiano Alves de Freitas, tendo concluído o Colegial no Ginásio Municipal de Ribeirão Preto. Diplomou-se na Universidade Federal do Paraná em 1938.
Após sua graduação, retornou para Ituverava tendo fixado consultório médico onde exerceu medicina, com dedicação e zelo por 41 anos ininterruptos.
Sua conduta pessoal e profissional serviu de espelho a todos os filhos e netos, que a exemplo do pai, também se graduaram em medicina e do mesmo modo também se destacam nesta atividade profissional.
Em Ituverava, além de exercer a medicina, participou ativamente do conselho Deliberativo da Associação Atlética Ituveravense, da Diretoria da Santa Casa de Misericórdia local e por fim teve ativa e especial participação profissional no Posto de Saúde de Ituverava, onde exerceu a chefia por 36 anos.
Na política local, militou ativamente, tendo exercido o cargo de vereador municipal com respeitada atuação legislativa por quatro mandatos (1948 a 1951, de 1952 a 1955, de 1960 a 1963 e de 1964 a 1968). Teve também destacada participação nas campanhas do sobrinho Hélvio Nunes da Silva, que exerceu vários mandatos de Deputado Estadual.