Prefeitura alerta sobre panfletos jogados nas vias públicas

Panfletos jogados em vias públicas

Maneira inadequada de distribuir esse tipo de material publicitário contribui para a poluição urbana e ambiental 

A Prefeitura de Ituverava, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, alerta empresas do município para terem cautela na distribuição de folhetos, panfletos ou qualquer outro tipo de material impresso veiculando mensagens publicitárias em ruas, praças, logradouros, veículos e demais locais públicos no município de Ituverava.
A maneira inadequada de distribuir esse tipo de material publicitário (pendurando nas grades das residências e em para-brisas e maçanetas dos veículos) contribui para a poluição urbana e ambiental.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a administração vai fiscalizar todas as empresas do município que cometerem abusos quanto à distribuição desse tipo de material, de acordo com a Lei Municipal 003/06, que instituiu o Código de Posturas do Município, os artigos 66 e 140 determinam as regras para distribuição de folhetos e panfletos e as medidas proibitivas, podendo até gerar multas.

Caixa de Correio 

A orientação é que os folhetos ou panfletos sejam colocados nas caixas de correio das residências, ou, caso seja entregue diretamente às pessoas, que sejam com a autorização verbal de quem está recebendo, para evitar que a população jogue o material nas vias públicas.
A Lei também determina que todo o material impresso com mensagens publicitárias devem trazer o seguinte aviso: “Não jogue este impresso na via pública. Mantenha a cidade limpa”.
As empresas que tiverem qualquer dúvida sobre a distribuição dos materiais publicitários devem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos pelo telefone 3839-6249.

Prefeitura alerta sobre descarte  correto de materiais cortantes 

No mês de outubro, a Seleta, empresa responsável pela coleta de lixo em Ituverava, contabilizou dois acidentes devido ao descarte incorreto de materiais cortantes (vidros quebrados, latas, pregos, arames, entre outros).
Para evitar esses acidentes, a Prefeitura de Ituverava solicita à população que embale o lixo corretamente, para proteger os coletores que trabalham no caminhão de lixo.
Segundo a Assessoria de Imprensa a Prefeitura, vale lembrar que o coletor de lixo trabalha para manter a cidade limpa e para garantir mais qualidade de vida para a população.
Com medidas simples é possível evitar problemas, inclusive em casa. Por isso, é necessário ter cuidado ao descartar vidros quebrados, latas, pregos, arames e outros materiais cortantes.

Alerta
“Casos de acidente com materiais cortantes não deveriam existir mais. Mas, com a compreensão e colaboração de todos, é possível contribuir com o trabalho dos coletores de lixo e evitar acidentes. Por isso, peço o apoio da população para que, juntos, protejamos os profissionais que nos ajudam a manter a cidade limpa e que vem sofrendo lesões. Muito obrigada a todos”, declara a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado.

Confira as dicas para fazer o descarte correto de materiais cortantes

Coloque esses matérias em jornais ou papelão e enrole-os
 Descarte-os em caixas tipo longa vida ou garrafas pets
 No caso de latas, dobre a tampa para dentro
 Se possível, identifique as sacolas onde há materiais cortantes
 Lâmpadas e seringas NÃO PODEM ser descartadas no lixo orgânico e no lixo reciclável