Prefeitura distribuí 5 mil kits de Saúde Bucal para crianças

Entrega dos Kits realizada na última quinta -feira

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, o vice-prefeito Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior e a secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan, na quinta-feira, 23 de maio, deram início à distribuição dos 5 mil kits de Saúde Bucal que foram adquiridos pela Prefeitura, através da Secretaria da Saúde e do Departamento de Saúde Bucal.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a entrega começou pela Creche Municipal “Laudelina Efigênia Silva”, com a presença da secretária da Educação, Benedita Paschoim “Fia”; do secretário da Cultura, Turismo e Lazer, Wlamir Tony Lucas Ribeiro; da Assessora Especial da Educação Infantil, Rosemeire Prata; da diretora, Joelma Grace Macedo, funcionários e professores da Creche; do Chefe do Departamento de Saúde Bucal, Dr. Gabriel Freitas; do Gestor em Saúde, Sérgio Renato Macedo Chicote; do dentista da Unidade de Saúde da Estação, Rogério Nei, da auxiliar em Saúde Bucal, Daiana Aparecida de Paula Jesus, e funcionários da Unidade de Saúde da Estação. Durante o evento, foi realizada uma apresentação do Projeto Dança, Arte e Ação, que é mantido pela Prefeitura, através de uma parceria entre as secretarias da Educação e da Cultura, Turismo e Lazer, tendo como coordenadora a professora Vilma Souza.
Os 5 mil kits de Saúde Bucal, que são compostos por um estojo, uma escova (aprovada pela Associação Brasileira de Odontologia), um creme dental e um frio dental, serão entregues para crianças que fazem parte do Programa de Escovação Supervisionada das dezoito Creches e Escolas que fazem parte da área de cobertura das Unidades de Saúde do município.
As Unidades Escolares recebem visitas periódicas do setor da Saúde Bucal, que promove atividades lúdicas, palestras, bochecho com flúor, escovação supervisionada, entre outras atividades.

Saúde bucal preventiva
O diretor do departamento de Saúde Bucal, Dr. Gabriel Freitas, ressalta a importância da saúde preventiva e não apenas curativa. “A prevenção em saúde é essencial para incorporar hábitos saudáveis. As crianças vão crescer com a concepção de prevenção, preservação e cuidado, um passo muito importante para o futuro”, observa o Dr. Gabriel.
“As equipes do Departamento de Saúde Bucal desenvolvem um relevante trabalho nas escolas e creches, promovendo ações de prevenção de doenças e orientando sobre higiene bucal. Agora estamos dando início à distribuição de 5 mil kits, que serão fundamentais para esse trabalho”, afirma a secretária da Saúde, Janine Carvalho Rokutan.

Elogios

O vice-prefeito, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior também ressalta o trabalho realizado pelo Departamento de Saúde Bucal. “A Prefeitura e a Secretaria da Saúde estão de parabéns pela condução do Departamento de Saúde Bucal, que é muito atuante e, em especial, agora com as crianças recebendo conselhos sobre hábitos que levarão para o resto de suas vidas. Parabenizo a todos pela distribuição dos kits”, elogia Maciel Júnior.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado reafirma a importância dos kits. “A saúde bucal é muito importante, motivo pelo qual estamos muito felizes de distribuir 5 mil kits para as crianças do nosso município, que vão complementar o trabalho que está sendo realizado nas escolas e creches, garantindo assim, uma vida mais saudável para os nossos alunos”, observa a prefeita.