Professora da Fafram tem tese de doutorado aprovada

A professora Ana Paula Bagaiolo Moraes durante a defesa de sua tese de doutorado

A professora do curso de Direito da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), Ana Paula Bagaiolo Moraes, no dia 1º de agosto, defendeu tese de doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, uma das mais tradicionais instituições de ensino do país.
A título da tese foi: “O etanol como instrumento de desenvolvimento na política energética brasileira” trouxe importantes reflexões para os produtores do segmento sucroalcooleiro, contribuindo, assim, com o agronegócio na região.
Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, ela fala sobre os motivos que a levaram a optar pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
“O programa de pós-graduação “stricto sensu” da faculdade é uma referência nacional com o conceito 5 pela CAPES (um dos maiores do estado de São Paulo), além de as linhas de pesquisa do programa serem interessantíssimas (e adequadas ao meu projeto de pesquisa) e o corpo docente ser extremamente qualificado e dedicado, elementos que foram primordiais para a minha escolha”, afirma.
“Vejo ainda que, por se tratar de um programa pequeno, o acesso aos professores e profissionais da instituição sempre foi muito facilitado. Outro fator decisivo foi que, pela nota alta do programa, a concessão de bolsas aos doutorandos era maior do que em outras faculdades, tanto que fui contemplada com a bolsa CAPES-TAXA, algo que foi primordial para a conclusão de minha tese”, explica.

Novo ciclo
A professora também destaca o que representa a conclusão do seu trabalho acadêmico. “Simboliza a realização de um sonho, o encerramento de uma etapa de minha vida acadêmica e o início de um novo ciclo. Desde a graduação fui bolsista de iniciação científica pela FAPESP, e almejava prosseguir com a pesquisa acadêmica e a docência, algo que hoje se consolida com essa tão importante conquista em minha vida, afirma
Ela revela seus planos para o futuro. “Pretendo seguir em frente e, quem sabe, em um futuro próximo me tornar pós-doutora, mas acima de qualquer coisa, quero continuar me especializando e estudando para fornecer sempre o melhor para os meus alunos”, completa recém doutora, Ana Paula.

Profissional
Ana Paula Bagaiolo Moraes, 32 anos, é casada com André Luís Jardini Barbosa e está esperando o primeiro filho.