Projeto Guri de Ituverava abre matrículas dia 29

Apresentação do Projeto Guri de Ituverava

A arte transformando vidas. Assim pode ser considerado o Projeto Guri, que no dia 29 de janeiro abre matrículas para os cursos de Violão, Teclado e Percussão em Ituverava. As inscrições poderão ser feitas na sede do projeto, na Praça Hélvio Nunes da Silva, 183 (Salão Paroquial).
O Projeto Guri é um programa de educação musical que oferece, nos períodos de contra turno escolar, aulas de música, como canto coral, percussão, violão, teclado, entre outros. O Projeto funciona a quase vinte anos e já atendeu mais de 500 mil jovens no Estado de São Paulo.
Em Ituverava, ele está em atividade desde 2007, por meio de uma parceria firmada entre o Governo do Estado e Prefeitura e Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer.

Aulas
Segundo a coordenadora do núcleo na cidade, Vanderléia Liporaci Peres, as aulas são ministradas às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30. “Os interessados devem ter entre 8 e 18 anos de idade e matriculados em uma instituição de ensino, seja pública ou privada”, afirma.
“O projeto Guri é a síntese, ou seja, é o resumo de tudo que acredito em se tratando de inclusão social. Não bastando essa possibilidade de incluir o aluno socialmente, ele é imbuído do que há de mais nobre na humanidade, a arte”, afirma a coordenadora.
“A arte propicia a elevação da alma, seja por uma manifestação poética ou através da música, ela por si só, é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento das pessoas e o Projeto Guri é um aliado, que faz a inclusão através da arte”, ressalta Vanderléia.

Abrangência
Ainda de acordo com a coordenadora do núcleo do Guri em Ituverava, as aulas são bastante abrangentes. “Os alunos não aprendem apenas a tocar um instrumento, mas também conhecer a história da música e da cultura regional”, afirma Vanderléia.
“O projeto visa também trabalhar a pluralidade cultural, pois é fundamental que os jovens conheçam a boa música e seus principais representantes. Outro diferencial, é que as aulas fazem com que as crianças e os adolescentes percam, aos poucos, a timidez, pois o Projeto Guri faz diversas apresentações musicais em toda a cidade. As vantagens e oportunidades são muitas, portanto, convido a todos para que se inscrevam”, completa.