Rede pública de Franca começa a usar Ivermectina contra a covid 19

Os médicos da rede pública de Franca já podem receitar o medicamento Ivermectina com prevenção a Covid 19.

A prefeitura de Franca, baseada em Nota Técnica Médica (Nº 05/2020 – Secretaria Municipal de Saúde) emitida e assinada pela Diretora Técnica do Pronto Socorro Municipal Adulto Dr. Álvaro Azzuz, médica Cláudia Poubel Marques e pelo médico plantonista Gustavo Cavalcanti Dutra Eichenberger, adotará a recomendação medicamentosa da Ivermectina para prevenção e tratamento precoce da COVID 19.

A Nota Técnica (NT), por sua vez, está amparada no documento federal denominado “Orientações do Ministério da Saúde para Manuseio Medicamentoso Precoce de Pacientes com Diagnóstico da COVID 19”, com data de 20 de maio de 2020, tendo, portanto, lastro técnico do Ministério da Saúde.

Como esclarece a NT, “os medicamentos serão receitados pelos médicos da Rede Municipal de Saúde, com o intuito de prevenir ou conter a doença COVID 19, ou seja, em pacientes sintomáticos leves que estejam aguardando o resultado do exame do tipo PCR RT*, feito através de SWAB”

A Prefeitura relata em nota oficial sua preocupação primordial com a preservação da vida das pessoas e que a orientação de indicação do tratamento precoce contra COVID 19 respeitará a conduta e autonomia médica em receitar para seus pacientes os remédios indicados na NT.

Importante ressaltar o que também está explícito na NT, que “em qualquer medicamento receitado pelo médico ao paciente, seja para profilaxia ou tratamento precoce, deverá ser assinado Termo de Consentimento do Paciente.

A Prefeitura de Franca esclareceu que não se trata de um “Protocolo”, mas sim de uma “Recomendação”, portanto, não haverá distribuição gratuita dos medicamentos na Rede Municipal de Saúde.

RELAÇÃO DOS REMÉDIOS PARA O TRATAMENTO

PROFILAXIA PREVENTIVA COVID 19 – SINTOMAS

Ivermectina, Azitromicina, Vitamina D, Zinco, Paracetamol e Metoclopramida

PROFILAXIA TRATAMENTO COVID 19 – POSITIVO

Ivermectina, Hidroxicloroquina, Osetalmivir, Azitromicina, Vitamina D, Zinco, Paracetamol, Metoclopramida

Atenção, não faça a automedicação. Todos os remédios mencionados tem dosagens e períodos específicos para o tratamento, devendo ter, impreterivelmente, indicação e receita médica.

PCR (sigla em inglês para Reação em Cadeia de Polimerase) RT (Transcrição Reversa), por biologia molecular.

SWAB – amostras são coletadas através da introdução de um cotonete especial (zaragatoa) ou “swab” (nas narinas, atingindo a Nasofaringe, parte posterior da cavidade nasal).

Fonte: www.jornaldafranca.com.br