Rotina de estudos auxilia na preparação para o Enem 2020

Apesar de a aplicação da prova ter sido adiada por conta da pandemia do novo coronavírus, aqueles que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o desafio de manter os seus estudos mesmo que exclusivamente no ambiente doméstico
Adaptar a rotina e trocar as cadeiras da sala de aula, os professores e horários a cumprir por uma realidade totalmente diferente quando o assunto é o aprendizado, pode tornar a situação ainda mais difícil de manter a disciplina e não perder o ritmo dos estudos. Garantir a concentração e produtividade é fundamental. Por isso, escolher um local fixo para estudar e organizá-lo irá contribuir para encarar esse novo desafio. Confira algumas dicas para criar um bom ambiente de estudos para o Enem em casa e conquistar um bom desempenho no exame que abre portas para o ensino superior no Brasil e no exterior.

Escolha um local de estudos
Na sala? No quarto? Qual é o melhor lugar para estudar? Isso vai depender do ambiente familiar. A preferência é optar por um espaço em que não tenha muita circulação de pessoas para evitar a distração, por isso, o recomendado é que seja no quarto, onde você tenha um pouco mais de privacidade, sem muitas interrupções.

Organização é fundamental
Deixar o ambiente organizado pode fazer a diferença. Por isso, deixe o mais arejado possível, onde o ar possa circular, mantenha a janela e cortinas abertas e escolha uma bancada com uma cadeira em que se sinta confortável. Nada de ficar jogado na cama. Na bancada ou mesinha, faça a sua adaptação colocando os materiais que irá utilizar com mais freqüência como cadernos, livros, notebook, etc.

Faça com que exista uma rotina
É preciso encarar esse desafio como se estivesse indo à escola. É importante estabelecer horários fixos para estudar, sempre durante a manhã, tarde ou noite. Se for levar um tempo maior estudando, não se esqueça de fazer pausas para relaxar, comer e distrair a mente.

Bolsa de estudo para cursinho Pré-Enem EAD
Fazer um cursinho Pré-Enem EAD também é uma forma de ficar mais próximo de uma boa nota na prova. E, durante esse período de quarentena, essa tem se tornado uma das apostas dos estudantes para complementar os estudos.
Fazer um cursinho traz a possibilidade de poder se familiarizar com a prova de vestibular, além de contar com professores especialistas em provas de vestibular. O Educa Mais Brasil, programa de inclusão educacional privado, ajuda você com uma bolsa de estudo de até 70% de desconto no valor das mensalidades.