Saiba como identificar se o seu celular está com vírus

Foi-se o tempo em que os vírus atacavam somente computadores. Os celulares também se tornaram o alvo de indivíduos mal-intencionados, que criam essas “pragas virtuais” não só para danificar os dispositivos, como capturar dados pessoais dos seus usuários.  O problema é que, a cada dia que passa, os hackers aperfeiçoam essas ameaças digitais, que nem sempre deixam rastro.  De qualquer forma, saiba como ficar atento aos principais indícios da presença de vírus e outros malwares em um aparelho, sobretudo se tiver o sistema operacional Android. Confira:

O aparelho reinicia do nada
Você perceberá alguns probleminhas no funcionamento diário do seu dispositivo, como: você não conseguirá desligá-lo, no entanto, ele vai reiniciar sem que você peça. Outro sintoma é que os aplicativos começarão a travar e a funcionar mal.

A bateria acaba mais rápido
A bateria passa a durar pouquíssimo. Isso pode indicar que um vírus pode estar consumindo a carga dela rapidamente.

O Bluetooth é ativado inesperadamente
Se você desativa o Bluetooth e ele volta a ficar ativo, ou se aparece ativo sem que você tenha clicado no botão, pode ser que um vírus tenha se instalado no seu aparelho. O Bluetooth é o “meio” que ele utiliza para enviar os arquivos infectados para outras pessoas.

Aplicativos “aparecem”  no smartphone
Sinal amarelo, se você perceber que apareceram aplicativos no seu celular que nunca baixou. A saída é fazer uma boa varredura ou formatar o aparelho para o modo de fábrica.

Anúncios indesejados
Outro sinal da presença de vírus são os anúncios excessivos e indesejados enviados para o seu aparelho.

Mensagens que você não enviou
Alguns tipos de vírus enviam mensagens de texto para sua lista de contatos sem que você saber.

Seus aplicativos precisam de autenticação frequente
Se você já tiver conectado ao seu perfil por um aplicativo e ainda recebe pedidos constantes para registrar seus dados novamente, vá buscar informação sobre o aplicativo porque ele pode estar querendo roubar suas credenciais.

Ações que você não reconhece
Você recebe uma notificação de que curtiu algo que não curtiu? Verifique se você reconhece as curtidas e as postagens atribuídas a você no Facebook e no Instagram. Vírus costumam até postar conteúdos com links “infectados”, como se fossem você.

O consumo de dados sobe radicalmente
Você acessa a Internet por um determinado tempo, porém constata que o consumo de dados não está de acordo com esse período. Sinal clássico de que o aparelho está com vírus e este “clica” em anúncios ou mensagens que são enviadas por hackers.

A fatura mensal aumenta consideravelmente
Assim como um vírus pode aumentar o consumo de dados também pode “cadastrar” seu número em serviços oferecidos pela operadora, como SMS pago. O resultado disso? Uma fatura mais cara.