Saiba como se preparar para o Enem a 100 dias da prova

Faltam menos de 100 dias para o início da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 para os estudantes de todo o Brasil e, nesta reta final de preparação, é importante saber o que fazer para alcançar um bom resultado no exame.
Este ano o Enem recebeu 6.384.957 inscrições entre o período de 6 a 17 de maio, mas após o prazo para pagamento da taxa (R$ 85), o número de participantes confirmados foi de 5.095.308, o menor nos últimos nove anos do exame. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, dias 3 e 10 de novembro, em 1.728 municípios espalhados em todas as regiões do país, porém, o cartão de confirmação com os locais de prova só será divulgado em outubro, sem data definida até o momento.
Enquanto isso, os participantes seguem na preparação para responder as 180 questões do Enem e produzir a redação, que podem abrir as portas para o ingresso no ensino superior. Confira uma série de dicas para aproveitar esses 100 dias pré-Enem da melhor maneira possível:

Planejamento
Têm estudantes que podem considerar os 100 dias como um período ainda distante da prova, mas para outros ela já está bem próxima e, por isso, é muito importante que você estabeleça um planejamento que seja adequado para a sua situação.
Crie um cronograma de estudos, organize as suas horas de acordo com a sua rotina e tenha disciplina para segui-lo. Assim, com organização, é fácil otimizar o seu tempo para não deixar passar em branco algum conteúdo que você precisa estudar.

Simulados
É hora de testar seus conhecimentos e simular como você se sairia na prova se ela fosse aplicada agora. Assim você pode ter uma noção maior de quais as áreas e disciplinas ainda precisa se dedicar mais e quais você já está mais preparado. Esse resultado te ajuda também na hora de montar seu cronograma e dividir seus estudos.
Videoaulas
Esse é um método muito prático e dinâmico para ajudar você na hora dos estudos. Através das videoaulas, professores especialistas no Enem oferecem dicas de diferentes temas cobrados na prova. Ainda tem a vantagem de você poder assistir e pausar os vídeos na hora que quiser para anotar as informações mais importantes.

Redação
Não dá para saber o tema da redação do Enem 2019, a chance é pequena, mas sabemos que o exame costuma cobrar assuntos relacionados a questões sociais e o segredo para se sair bem é a prática.
Por isso, uma dica valiosa é acompanhar os noticiários e o Banco de Redações do Brasil Escola. Todo mês há uma proposta com um tema diferente e você ainda pode enviar a sua redação para que seja corrigida gratuitamente por uma corretora especializada no Enem.
Se você treinar, quando chegar na prova, mesmo que não conheça bem sobre o tema da redação você estará preparado para se embasar nos textos de apoio e produzir um bom conteúdo.
Saúde e Lazer
Manter a rotina de estudos é extremamente importante para conseguir um resultado satisfatório na prova do Enem, mas para isso também é preciso ter equilíbrio nas outras áreas da vida e manter uma rotina saudável.
Tirar um momento de lazer com os amigos e família é importante para o bem-estar e para o descanso, tanto do corpo quanto da mente. Além disso, manter uma alimentação saudável e reservar uma horinha para praticar uma atividade física vai te ajudar a ficar mais disposto e aguentar a maratona que é a prova.

Conhecer os temas que mais caem na prova

O conteúdo do Enem é amplo e as provas são extensas, muitas vezes causando dúvidas nos estudantes na hora de decidir o foco de cada disciplina. Para isso existe a Matriz de Referência do Enem que informa o conteúdo e os eixos comuns das provas.
No dia 3 de novembro, as provas terão 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira); 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e Redação.
No dia 10, serão 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física). Sabendo da divisão das provas e dos conteúdos exigidos, existem os temas que caem com maior frequência no exame ao longo dos anos. Os candidatos devem se atentar a isso.