Saiba do impacto das transformações digitais no mercado de trabalho

Estudo aponta que área de tecnologia da informação terá um crescimento de 10,5% este ano

O estudo IDC Predictions Brazil 2019, realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC), retrata que os investimentos em TIC devem crescer 4,9% em 2019, refletindo o otimismo do mercado para o ano.

O maior crescimento, de 10,5% será em tecnologia da informação, ainda por conta de processos de transformação digital.

As evoluções tecnológicas impactam o mercado de trabalho e suas profissões. É o que afirma Rodrigo Tomaim, docente da área de tecnologia da informação do Senac Franca, que também pontua que há um impacto direto dessas transformações no setor de serviços. “As práticas digitais chegaram para otimizar os processos e aumentar a produtividade. Quando bem usadas, promovem um ganho de performance e vantagem competitiva, além de redução de custos e um contato mais próximo com o consumidor”.

Ainda na percepção do especialista, essas transformações causam muitos benefícios, porém é necessário que os profissionais procurem se atualizar e se desenvolver cada vez mais, para contribuírem de uma forma mais estratégica para as empresas. “Desde a sua concepção, os computadores e o universo digital têm mudado constantemente a nossa maneira de ver, aprender e comunicar com o mundo. Com o crescimento desse mercado tecnológico, ter conhecimentos básicos em informática é uma competência essencial, principalmente com o uso de digitalização dos dados, que está em expansão a cada dia”, diz Rodrigo.

No âmbito profissional, a exigência do mercado de TI torna-se cada vez maior. “É difícil imaginar empresas de grande, médio e pequeno porte que não dependam de máquinas, equipamentos e softwares para funcionar”, ressalta o docente.

Paralelo a esse cenário, existe um aumento exponencial de pessoas conectadas à internet. O especialista relembra uma pesquisa de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): “Em apenas um ano, o número de internautas cresceu cerca de 10 milhões de pessoas no país, e os idosos representaram a faixa etária com maior crescimento de novos usuários”.

A ampla adesão da sociedade às alterações digitais impulsiona diversos setores da TI, um deles é o do comércio eletrônico. “Nesse cenário, os consumidores digitais estão cada vez mais exigentes e esperam que a experiência de compra on-line seja superior à interação e satisfação que teriam em um ambiente físico”, avalia Rodrigo.

Para quem deseja seguir carreira no setor, é imprescindível atualizar-se com frequência sobre temas diversos da tecnologia. No Senac Franca, há várias opções de cursos, como Photoshop e CorelDRAW – tratamento de imagem e ilustração digitalProgramação com ArduinoRevit 2019 – modelagem bim de projetos arquitetônicos e Manutenção de Micro e Implantação de Rede Local. As inscrições já estão abertas. Também há oportunidades para aqueles que querem iniciar os estudos na área e aprimorar conhecimentos. Um exemplo é o curso Introdução ao Office – Word, Excel e PowerPoint 2016.

Mais informações pessoalmente na unidade ou pelo Portal Senac (www.sp.senac.br/franca).

Fonte: www.jornaldafranca.com.br