SAMU inicia as suas atividades em Ituverava

O Samu conta com uma ambulância totalmente equipada e já está disponível para o município

A prefeita Adriana Quireza e o vice-prefeito Dr. Alcides com equipe de profissionais do SAMU

Desde o dia 15 de maio, a população de Ituverava passou a contar com os serviços prestados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
O Samu, que conta com uma ambulância totalmente equipada, que deverá promover uma grande melhoria nas condições de socorro imediato de urgência e emergência no município, já está disponível para toda população de Ituverava, além dos distritos de São Benedito da Cachoeirinha, Aparecida do Salto e Capivari da Mata.
A partir de agora, em casos de urgência e emergência, a população deve entrar em contato pelo número 192, que direcionará a ambulância do SAMU para o local da ocorrência.

Prédio adaptado
Para o funcionamento do SAMU, segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura foi necessária a adequação do prédio da Central de Transportes da Saúde, seguindo os parâmetros do Ministério da Saúde. A Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realizou a reforma do telhado, encanamento e esgoto, além de fazer alterações na disposição dos cômodos para atender às necessidades da unidade.
Também foram construídas no local uma rampa para limpeza e manutenção da ambulância e uma sala de utilidades ou esterilização. A obra coordenada pela engenheira civil da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Lamiz Dantas Bechara, contou a pintura e sinalização de todo o prédio conforme os padrões visuais do SAMU.

Equipe e treinamento
Para compor o quadro de funcionários necessários para o funcionamento do serviço, a Prefeitura realizou um processo seletivo para contratação de 4 colaboradores, sendo dois condutores socorristas e dois técnicos em enfermagem. Toda a equipe do SAMU, que em Ituverava é coordenado pela enfermeira Flávia Furlan, que participou de treinamento na Central do SAMU de Franca.

Visita às instalações
Juntamente com o vice-prefeito Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior, na sexta-feira, 15 de maio, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado visitou o prédio onde está instalado o SAMU. A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutam, e o gestor em Saúde, Sérgio Renato Macedo Chicote também estiveram no local.
No dia 19, a prefeita Adriana esteve novamente no local, dessa vez, acompanhada pelo padre Danilo Juscelino, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, que realizou a benção no SAMU.

Benefícios
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan fala sobre o início do serviço em Ituverava. “O SAMU era muito aguardado por todos nós, pois trará muitos benefícios nos atendimentos de emergência e urgência na cidade e nos distritos, uma vez que é considerado o maior exemplo de atendimento pré-hospitalar móvel”, explica.

Importância
O vice-prefeito, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior destaca a importância do SAMU para a Saúde do município. “A partir de agora, teremos em Ituverava um serviço reconhecido em todo o território nacional devido a excelência pelo socorro imediato de urgência e emergência. Com certeza, é uma grande conquista para a população ituveravense”, observa Maciel Júnior.

Agradecimento

A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado gradece aos profissionais envolvidos. “Agradeço e parabenizo a todos os envolvidos no processo da vinda do SAMU para a Ituverava e, principalmente, o trabalho de toda a equipe que estará à frente, realizando um serviço que será de suma importância para a população”, enfatiza Adriana.

Serviço:
SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
Endereço: Rua Capitão Euclides Barbosa Lima, 487

Telefone: 192.