Santa Casa continua gerenciando o AME, o Melhor do Estado

Deputado Edmir Chedid destaca empenho da instituição médica para atender com qualidade os pacientes do SUS

Prédio do AME de Ituverava

A Santa Casa de Ituverava continuará como responsável pela gestão do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) “Comendador Takayuki Maeda”, que há sete anos atende pacientes de Ituverava e municípios da região. A definição do comando da instituição médica – inscrita como Organização Social de Saúde (OSS) – ocorreu após convocação pública aberta pelo Governo Estadual.
O AME iniciou suas atividades em 25 de abril de 2012, sendo administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Ituverava desde que foi inaugurado. No entanto, conforme Legislação Estadual, os contratos de gestão dos AMEs são realizados de 5 em 5 anos e, uma vez vencido este prazo, são realizadas novas licitações e qualquer entidade com título OSS (Organiza- ção Social de Saúde), pode se candidatar para ser o novo gestor.
Em razão disso, em 2019 finaliza o contrato com a Santa Casa de Ituverava, e foi aberto um chamamento público para os interessados na gestão manifestarem o interesse. Nesse processo concorreram três instituições: Santa Casa de Ituverava, Santa Casa de Franca e IN Saúde.

O presidente da Santa Casa de Ituverava, Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”), o 1º tesoureiro Bruno Baldo Filho, a administradora Cláudia Maria Carreira Frata e a coordenadora administrativa do AME, Adriana Cristina da Silva

Projeto
As instituições deveriam apresentar um projeto de gestão inovador contendo: gestão financeira, gestão da assistência e gestão administrativa. “Durante a espera pelo resultado da avaliação, recebemos diversas manifestações de apoio, como do deputado Edmir Chedid e sua assessoria, da prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado e da população em geral. Também não podemos esquecer do intenso trabalho do presidente da Santa Casa, Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”), em prol desta causa”, afirma a coordenadora administrativa do AME, Adriana Cristina da Silva.
“Em 5 de novembro foi publicado o resultado do certame no Diário Oficial, que apontou como vencedora a Santa Casa de Ituverava. A notícia foi comemorada na cidade, como um reconhecimento do excelente trabalho de gestão austera liderada do presidente Busa, que agradece ao Conselho, Diretoria, e toda equipe envolvida e de todos apoiadores do projeto”, afirma a coordenadora.
Segundo o deputado Edmir Chedid (DEM), cujo assessor político é o ituveravense, Paulo Roberto de Freitas, a Santa Casa de Ituverava foi aprovada entre três organizações sociais que apresentaram propostas de gestão da unidade de Ituverava. “Desde o início do processo, havia demonstrado ao Governo Estadual a importância do trabalho realizado pela Santa Casa de Ituverava à comunidade, principalmente aos pacientes do SUS”, ressalta.

Recepção do AME de Ituverava

Disposto no projeto assistencial
O parlamentar explicou que, conforme documento da Secretaria de Estado da Saúde, a instituição médica atendeu ao disposto no projeto assistencial encaminhado pelo Departamento Regional de Saúde VIII – Franca. “Além disso, a Santa Casa de Ituverava conseguiu apresentar a menor proposta orçamentária entre as organizações e uma redução no valor do atual custeio em 1,48%”, diz.
Na ocasião, destacou o empenho do presidente da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava, Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”), do 1º tesoureiro Bruno Baldo Filho, e da administradora Cláudia Maria Carreira Frata. “Todos estão atuando com o intuito de garantir melhorias à saúde pública, principalmente aos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o deputado Edmir Chedid.

O presidente da Santa Casa de Ituverava, Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”)

Importância

De acordo com o presidente da Santa Casa de Ituverava, Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”), como a instituição foi a aprovada no certame, ela continuará a gerir o AME por ao menos mais cinco anos. “Ficamos muito felizes, pois sabemos da importância do AME para Ituverava e região, atentando a um grande número de pessoas, sempre com qualidade, inclusive por conta de seus profissionais, sua estrutura e seus equipamentos”, ressalta.
“O AME foi uma grande conquista do prefeito Mário Matsubara, com apoio do deputado estadual Barros Munhoz e, desde que foi inaugurado, tem se destacado como uma referência regional em saúde, o que certamente continuará acontecendo nos próximos anos, pois nós, da Santa Casa, trabalharemos intensamente para mantermos a qualidade da instituição”, completa.

Instituição atende pacientes de 12 municípios da região

AME de Ituverava atende 12 municípios

Atualmente o AME conta com 112 profissionais, sendo 51 médicos, 32 administrativos, 16 técnicos, 8 profissionais de nível superior (não médicos) e 5 de apoio. A instituição atende 12 municípios (Ituverava, Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Miguelópolis, Ipuã, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Sales Oliveira e São Joaquim da Barra), no entanto, excepcionalmente atende outros 10 (Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista).
As especialidades médicas disponíveis no AME são: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Gastroclínica, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologia Infantil, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia. As especialidades não médicas são: Enfermagem e Farmácia.
Os exames oferecidos pelo AME são: Audiometria, Colonoscopia, Colposcopia, Densitometria, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Eletroencefalograma com Sedação, Eletroneuromiografia, Endoscopia, Espirometria, Exames Oftalmológicos, Exames Laboratoriais, Holter, Mamografia, Mapa, Nasofibrolaringoscopia, OCT (Tomografia de Coerência Óptica), Raio-x, Retinografia colorida, Retinografia fluorescente, Retossigmoidoscopia, Teste ergométrico, Teste de Provocação de Glaucoma, Ultrassonografia, Ultrassonografia com doppler e Urodinâmica.

Procedimentos

Os procedimentos e cirurgias incluem: Aplicação Injeção Anti-angiogênico (Avastin), Biopsia de Colo Uterino, PAAF de Mama com agulha grossa guiada por ultrassom, Cirurgia de Pequenas Lesões (xantelasma, fulguração/ cauterização, excisão de lesão, exerese de tumor de pele e anexos), Biopsia de Medula Óssea, Entrópio e Ectrópio, Biópsia de Pele Cirurgia de Trabeculectomia (Glaucoma), Biopsia de Próstata com Sedação Cirurgia de Catarata, PAAF de Tireóide, Cirurgia de Pterígio, CAF, Iridotomia, Capsulotomia-Yag Laser e Punção de Líquor.
Já os exames oftalmológicos oferecidos são: tonometria, teste ortóptico, campimetria, mapeamento de retina, biometria ultrassônica, epilação de cílios, fundoscopia, gonioscopia, paquimetria, topografia computadorizada de córnea, biomicroscopia de fundo de olho, ceratometria, retinografia colorida e fluorescente.

Ambulatório tem ultrapassado todas as metas estabelecidas

Apesar da redução de recurso feita pela Secretaria Estadual da Saúde no início do ano, o AME de Ituverava conseguiu manter as metas com folga em todos os grupos, demonstrando que uma gestão eficiente e eficaz em todos os processos, mantendo as metas físicas sem perder a qualidade.
No caso de consultas médicas, no período de janeiro a outubro de 2019, foram realizadas 37.717 (número 12,25% maior que a meta, 33.600); 27.607 exames externos (23% a mais que a meta, de 24.880); 11.200 consultas não médicas (23% a mais que a mata, de 11.200); 1.804 cirurgias maiores ambulatoriais (20,27% a mais que a meta, de 1.500) e 4.336 cirurgias menores ambulatoriais (23,89% a mais que a meta, de 3.500).
Em relação à satisfação do usuário, o AME realiza trimestralmente uma pesquisa interna utilizando a metodologia NPS (Net Promoter Score), tendo como objetivo mensurar o grau de satisfação dos usuários. No último levantamento, 94,35% dos usuários classificaram a instituição como excelente.
Além das pesquisas do NPS, o AME cumpre mensalmente com a realização das pesquisas de satisfação dos usuários por meio do sistema PSAT via portal HumanizaSES. Os resultados dessas pesquisas apontaram o AME Ituverava por 2 anos consecutivos como melhor AME do Estado (confira no quadro todos os resultados da pesquisa).

Padrão de qualidade
Desde o início das atividades do AME, a Diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava não mediu esforços para manter o padrão, preservando a estrutura física, equipamentos, tecnologias, profissionais e colaboradores.
A Gestão Econômica Financeira do AME é muito eficiente, minimizando os custos sem comprometer a qualidade dos atendimentos e o cumprimento de metas. Essa política de gestão é consolidada ao longo dos anos pela entidade de saúde, onde várias estratégias são implantadas: sistema de compras apoiado por empresa de cotações, ampla gama de fornecedores e forte análise do custo benefício de cada produto a ser adquirido.
A coordenadora administrativa do AME, Adriana Cristina da Silva fala sobre este processo. “Trabalhamos com negociações justas onde qualquer que seja a vantagem é sempre em favor da Instituição; gestão de custos com a utilização de ferramenta da Planisa; desempenho da equipe por performance, especialmente a equipe médica; investimento em tecnologia da informação, buscando agilidade e segurança (desde que haja um benefício para o paciente); respeito às normas impostas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES)”, destaca.
“Além disso, temos os serviços voluntários da Diretoria Executiva, que dedica suas horas de trabalho por filantropia. Dispomos de uma equipe ajustada que trabalha dentro dos preceitos da Santa Casa, enxuta e dedicada faz com que o orçamento seja suficiente para dar conta do cumprimento das metas de acordo com o relatado anteriormente”, destaca.

Projetos inovadores

Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio 2018
Em agosto de 2018, o AME participou da pesquisa do CIEE entre centenas de empresas para concorrer ao prêmio, do qual teve como objetivo distinguir e reconhecer as organizações que investem e contribuem na formação e treinamento de jovens profissionais, colaborando para a sua efetiva inserção no mercado de trabalho.
O resultado foi o reconhecimento do ambiente empresarial e dos programas de estágio oferecidos, reconhecido pelos próprios estagiários.

AME Mais
Mediante a oferta de novos procedimentos na área de oftalmologia (cirurgia de catarata, trabeculectomia, tomografia de coerência óptica (OCT) e injeção intravítrea de Avastin (bevacizumabe), foi reclassificado para a categoria “AME Mais”, tornando-se referencia na oftalmo retina para os 22 municípios de abrangência do DRSVIII.

Especiais
Participação nos projetos especiais propostos pelo Governo do Estado: “Mutirão de Procedimento Cirúrgico de Catarata”, “Corujão da Saúde”, realizando endoscopia, mamografia e ultrassom.

Laudo Web
Pensando na facilidade do acesso aos resultados de exames realizados no AME, em 2018 foi implantada a ferramenta laudo web, onde atualmente os municípios conseguem acessar os resultados de exames dos seus pacientes via online.

Diagnóstico de Câncer
Acompanhamento de todos pacientes com diagnóstico de câncer, notificando as Secretarias Municipais e monitorando todo andamento das condutas e tratamentos, inclusive falando diretamente para os pacientes, cujo objetivo é que nenhum paciente fique sem tratamento em tempo adequado;

Projetos futuros

  • Melhorias no acesso de pacientes, no embarque e desembarque
  • Proporcionar uma espera agradável e humanizada no caso de pacientes já atendidos ou que aguardam atendimento em período diferente da chegada juntamente com seus acompanhantes
  • Manter o fluxo do transito da rua organizado