Santa Casa e Unimed firmam convênio para quimioterapia

Centro Oncológico será inaugurado dia 16 de fevereiro, às 9h30, em um momento histórico para Ituverava

Os presidentes da Santa Casa e Unimed, Busa e Dr. Eduardo Portioli e membros da diretoria

Segundo dados da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), o câncer é a segunda maior causa de morte do mundo. E as expectativas são intrigantes: 1 em cada 5 homens e 1 em cada 6 mulheres terão câncer ao longo da vida.
Porém, ainda segundo o órgão, 3 em cada 10 casos de câncer dos tipos mais incidentes podem ser prevenidos, e 3,7 milhões de vidas poderiam ser salvas por ano se houvesse medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento adequado.
Foi com essa preocupação que a diretoria da Santa Casa de Ituverava vai inaugurar o novo setor de Oncologia, no próximo sábado, 16 de fevereiro, às 9h30, na Praça Monsenhor João Rulli, 729, e funcionará na antiga área da Hemodiálise, e já está pronta, equipada, mobiliada e dentro de todas as normas da Vigilância Sanitária. A diretoria da Santa Casa convida a população para comparecer à inauguração, que será um momento histórico para Ituverava e região.
É um local moderno e confortável para atender pacientes que precisarem de atendimentos como quimioterapia. Com capacidade para até 20 pessoas por dia, na área de oncologia o paciente poderá passar por sessões de quimioterapia, consultas clínicas, consultas de enfermagem e todos os procedimentos que envolvem a quimioterapia, bem como intercorrências.
Nesta semana, foi assinado convênio para que os beneficiários da Unimed Norte Paulista possam, em caso de necessidade, fazer sessões de quimioterapia em Ituverava, no Centro de Tratamento Oncológico “Sueli Rodrigues”, da Santa Casa.
O documento foi assinado pelo presidente da Santa Casa, Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”) e pelo presidente da Unimed Norte Paulista, o médico Dr. Eduardo Augusto de Lima Portioli.

Parceria
Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, o presidente da Santa Casa, Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”), fala sobre a parceria. “Após negociação com a Unimed Norte Paulista, chegamos a um acordo, que é de extrema importância para o município. A partir de agora, a Unimed direcionará pacientes para o Centro de Tratamento Oncológico da Santa Casa”, afirma.
“Vale lembrar que o tratamento de câncer é padronizado em todo o país, conforme me relatou o renomado oncologista Drauzio Varella, quando estive com ele. Ou seja, a população pode ficar tranquila, pois a qualidade do tratamento será a mesma oferecida em grandes centros, já a partir da próxima semana”, relata.

Do sonho a realidade
Busa também fala da importância desse momento para a Santa Casa. “Após três anos de planejamento e trabalho, esse sonho está se concretizando. Sem dúvida, será um tratamento humano e de qualidade, pois a nossa instituição conta com profissionais de qualidade e equipamentos modernos”, diz.
“O único equipamento de ponta que nos falta é um novo tomógrafo, Porém. já estamos buscando apoio político para conseguir a verba necessária para adquiri-lo”, ressalta.
Segundo Busa, outro importante projeto da Santa Casa é fazer com que pacientes do SUS também sejam atendidos no Centro de Tratamento Oncológico. “A princípio, serão atendidos apenas pacientes de convênios e particulares, pois o credenciamento para pacientes do SUS é muito difícil. Mas, com apoio do Poder Público e de instituições, vamos trabalhar forte para buscar essa conquista”, enfatiza.

Convênios
A administradora da Santa Casa, Cláudia Maria Carreira Frata, também fala sobre o convênio. “É muito importante, pois será um marco para a cidade. A parceria com a Unimed demonstra que a Santa Casa tem capacidade de realizar atendimentos com qualidade, de acordo com as normas da Agência Nacional de Saúde”, relata Cláudia, que adiantou que a instituição também está em negociação com outras operadoras de saúde.
“Vamos oferecer um tratamento oncológico da melhor qualidade possível e com integralidade, que é trabalhar desde a promoção em saúde até o tratamento da doença. Através deste trabalho, constatamos que 30% dos casos de câncer podem ser prevenidos com alimentação adequada e prática de exercícios. A conscientização é uma preocupação da Santa Casa”, enfatiza.

Novo projeto

Cláudia anuncia um novo projeto da instituição de saúde. “A Santa Casa já está planejando a linha de cuidados com o AVC, doença que pode ser isquêmica ou hemorrágica. No caso do AVC isquêmico, se o tratamento for feito de maneira adequada, a pessoa fica praticamente sem sequelas”, relata.
“Para conseguir mais uma importante conquista estamos buscando credenciamento no SUS para atendermos pacientes com AVC, e já estamos bem adiantados. Também já firmamos parceria com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto que, através da telemedicina, indicará a forma adequada de tratamento para cada paciente”, completa Cláudia Maria Carreira Frata.

Presidente da Unimed fala sobre o convênio

O presidente da Unimed Norte Paulista, o médico Dr. Eduardo Augusto de Lima Portioli, em entrevista à Tribuna de Ituverava fala sobre a assinatura do convênio. “A Unimed tem orgulho de firmar convênio com a Santa Casa de Ituverava, para que os usuários da empresa possam fazer tratamento de quimioterapia em Ituverava. Acreditamos que será um benefício, não só para os usuários da Unimed, mas também para os moradores de Ituverava e região, pois fazer o tratamento próximo de casa, sem ter que viajar para outras cidades, como Franca, Ribeirão Preto e Barretos, será menos desgastante”, afirma.
“A Santa Casa, como sempre, está inovando e trazendo benefícios para a população, pois sabemos que é um tratamento de alto custo e que agora os familiares poderão acompanhar o paciente na própria cidade”.
“Esperamos que, com a qualidade dos serviços que serão oferecidos em Ituverava, com os profissionais que sabemos que são de extrema competência, os pacientes terão todo o conforto e a qualidade para que possam fazer o tratamento no município”.
“Vejo com felicidade e orgulho trabalhar em um hospital que busca sempre a excelência em seus serviços, investindo cada vez mais em equipamentos modernos, além de oferecer uma estrutura física e qualidade de primeiro mundo, dando conforto para o paciente e para a família, trazendo para a cidade o que se tem de melhor na região, pois aqui não será diferente de Ribeirão Preto ou Franca”.
“As medicações e profissionais virão destas cidades que são polos no tratamento de Câncer, e Ituverava vai manter esta mesma qualidade. A diretoria sempre corre atrás do que há de melhor”.

Qualidade
“Outra coisa importante é que a qualidade do tratamento que o usuário tem em outras cidades será o mesma em Ituverava, motivo pelo qual a Unimed assinou o convênio, pela confiança nestes longos anos de parceria, sabendo que o que se faz aqui é sempre buscando o melhor”.
“O serviço de Oncologia é um passo a mais para melhorar o setor de saúde em Ituverava, pois, apesar da cidade não ter um grande número de habitantes e nossa operadora também ser de pequeno porte, com aproximadamente 18 mil usuários, consideramos um grande avanço, pois poucas cidades deste porte dispõem deste serviço”.
“Torcemos e faremos o possível para que esta parceria dê certo e expanda para os usuários do SUS, pois é importante que o benefício também possa ser para a população de Ituverava e região”.
“Outra coisa que gostaríamos de enfatizar é que não será um investimento da Unimed, pois há um acordo que o serviço será pago pela Santa Casa. A Unimed oferece proteção de saúde para 18 mil vidas, mas se somarmos pessoas que vêm de outras federações da Unimed, o número chega a 30 mil. A Unimed Norte Paulista abrange Miguelópolis, Guará, Ituverava, Buritizal, Aramina e Igarapava”.
“Todos os pacientes desta área de cobertura diagnosticados com câncer já podem ser atendidos em Ituverava e, a partir da inauguração do Centro Oncológico, vamos fazer o possível para que nossos usuários fiquem em Ituverava”.
“Quem já está fazendo o tratamento fora poderá migrar para Ituverava, pois já estamos trabalhando há mais de trinta dias e conversando com esses pacientes, na possibilidade de fazerem a quimioterapia na cidade. Às vezes, o paciente tem vínculo com o médico que está fazendo o tratamento, e vamos manter esse vínculo, autorizando as consultas fora, mas a quimioterapia pode ser feita aqui”.

Segurança

“Volto a dizer: a Santa Casa vai trabalhar com as empresas que fornecem os mesmos medicamentos quimioterápicos para Franca e Ribeirão Preto, portanto, os pacientes podem ficar seguros que terão o melhor tratamento possível”.
“As duas instituições de saúde procuram sempre trabalhar juntas para oferecer o melhor para o cidadão. A Unimed se sente orgulhosa pelo crescimento da saúde em Ituverava, tanto pela Santa Casa quanto pelo Hospital São Jorge, e entendemos que só tende a favorecer o paciente, que o tem à sua disposição o mais alto nível de atendimento, pois além do setor de Oncologia, conta com uma UTI com uma estrutura de primeiro mundo, Centro Cirúrgico moderno e profissionais competentes”.
“A área de Diagnóstico com novos investimentos, o Hospital São Jorge conta com uma tomografia nova e a Santa Casa com uma tomografia extremamente moderna, completa, com 64 canais, ressonância magnética, são realizados todos os procedimentos de ultrassom, colonoscopia, endoscopia.
No Centro de Diagnóstico é importante dizer: a resolutividade de Ituverava, para quem está trabalhando com saúde, o número de encaminhamentos tem diminuído, devido aos casos resolvidos e solucionados na cidade”.
“O Centro Cirúrgico conta com aparelhos de videolaparoscopia de última geração, e agora com um arco em C, que consegue uma atração de imagens muito mais complexas. Há também uma evolução com este tipo de aparelho para cirurgias vasculares, com maior capacidade de serem realizadas na cidade, bem como as ortopédicas. Acredito que cirurgias mais complexas, como as cardíacas, serão os próximos passos e vamos apoiar, firmando ainda mais nossa parceria”, afirma o Dr. Potioli.

Os presidentes da Santa Casa e da Unimed, Busa e Dr. Eduardo Portioli