Saúde realiza mais de 400 exames preventivos no Outubro Rosa

Equipe da Saúde Ituverava

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A Secretaria da Saúde aderiu à campanha e desenvolveu diversas ações
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, em todas as Unidades de Saúde foram proferidas palestras de conscientização, com apoio da equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e da Profissional de Informação, Educação e Comunicação – IEC, Jéssica Cristina Caretta Teixeira. Também foi realizada coleta de exames preventivos (papanicolau) em horário estendido, para atender a população que não tem condição de comparecer nas Unidades de Saúde nos horários já estabelecidos.
A campanha atingiu o objetivo, pois foram realizados 410 exames em todas as Unidades de Saúde.
A secretária da Saúde, Janine Carvalho Ferreira Rokutan fala sobre a campanha. “A Campanha Outubro Rosa foi um sucesso em Ituverava, mas devemos ressaltar que, não só em outubro, mas durante o ano inteiro é preciso manter os exames de rotina em dia e, estarmos conscientes de como podemos combater doenças e da importância dos diagnósticos precoces”, afirma.
Importância
“Mais um ano, Ituverava aderiu à Campanha Outubro Rosa e, o mais importante, conscientizou um grande número de mulheres da importância dos exames de saúde em dia. Agradeço à Secretaria de Saúde, ao NASF, e a todas as Unidades de Saúde pelo trabalho realizado na Campanha Outubro Rosa. Parabéns a todos”, ressalta a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado.

Exames coletados em cada Unidade de Saúde

Unidade de Saúde da Estação: 67 exames
Unidade de Saúde do Benedito Trajano Borges: 26 exames
Unidade de Saúde da Vila Independência: 25 exames
Unidade de Saúde do Guanabara: 56 exames
Unidade de Saúde de Aparecida do Salto: 17 exames
Unidade de Saúde de Capivari da Mata: 12 exames
Unidade de Saúde de São Benedito da Cachoeirinha: 26 exames
Unidade de Saúde da Vila São Jorge: 55 exames
Unidade de Saúde da Cohab: 70 exames
Unidade de Saúde Central: 47 exames