Secretaria incentiva leitura desde o Ensino Inflantil

Alunos participam do projeto “Era Uma Vez/Ciranda da Leitura”

Professores e equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino Infantil, com apoio da Prefeitura, estão desenvolvendo nas escolas de Ensino Infantil e Creches, o projeto “Era Uma Vez/Ciranda da Leitura”. O projeto teve início em 23 de abril, data que é celebrado mundialmente o “Dia do Livro”.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o projeto vai do mês de abril a novembro, e tem o objetivo de incentivar o hábito e o gosto pela leitura, através da integração família/escola, no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras.
Na abertura do projeto foram realizadas em todas as Creches e EMEIS, apresentações teatrais, pela equipe das unidades, com apoio da Secretaria da Educação. O tema foi o Sítio do Picapau Amarelo e adaptação da Pílula Falante. Após o teatro, foram servidos aos alunos bolinhos de chuva, caracterizando os famosos bolinhos da Tia Nastácia, personagem do Sítio.
O projeto “Era uma vez/Ciranda da Leitura” prevê que todas as semanas os alunos da Rede Municipal de Ensino Infantil levem para suas casas um exemplar de algum livro da biblioteca da escola, para que os pais e familiares possam ler e desenvolver atividades com os filhos.
Leitura de forma prazerosa
Ainda segundo a Assessoria, os projetos de Leitura e Contação de Histórias na Educação Infantil são muito importantes, pois ao inserir atividades de leitura de forma prazerosa nessa fase, é um importante passo para a formação das crianças como leitoras. Da mesma forma, o contato das crianças com as histórias também as leva ao mundo de imaginação e da fantasia, próprios da idade.

Importância da leitura desde cedo

A secretária da Educação, Benedita Paschoim, fala sobre a importância de a criança ter contato com a leitura desde cedo. “Na Educação Infantil, apesar dos alunos não estarem ainda alfabetizados, o contato com os livros é capaz de promover o letramento e a descoberta do prazer de ler e ouvir, por isso, é muito importante esse trabalho que está sendo realizado nas EMEIS e Creches Municipais”, observa a secretária.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado elogia o trabalho realizado pelas EMEIS e Creches. “Todas as unidades da Rede Municipal de Ensino Infantil estão de parabéns pela forma como conduziram o início desse projeto, tenho certeza de que os alunos ficaram maravilhados. Quero aproveitar a oportunidade e parabenizar a Secretaria da Educação pelo projeto “Era uma vez/Ciranda da Leitura”, pois é preciso cada vez mais incentivar o hábito de leitura em nossas crianças”, afirma a prefeita.