Temporada 2018 do Mundial de F1 começa neste mês

Apresentando poucas novidades, a temporada 2018 do Mundial de Fórmula 1, a 69º da história da competição organizada pela FIA começa dia 26 de março, com o Grande Prêmio da Austrália, no circuito de Albert Park, em Melbourne. A largada está marcada para às 2h da madrugada, horário de Brasília.
Com 21 corridas, uma a mais do que no ano passado, a temporada mais longa da história traz como uma das principais surpresas aos pilotos e fãs do automobilismo, a reintrodução de dois clássicos europeus, os GPs da França e Alemanha.
O Grande Prêmio da França volta depois de 10 anos, no circuito de Paul Ricard, que não era usado pela categoria desde 1990. Na Alemanha, Hockenheim integra o calendário, depois de um ano de ausência. O GP alemão entrou para a programação, a partir da segunda edição do Campeonato Mundial.
Para a realização de mais provas, é a primeira vez que a F1 terá três corridas em finais de semanas seguidos: França dia 24 de junho, Áustria dia 1º de julho e Inglaterra dia 8 de julho. Quem fica fora este ano, é o GP da Malásia, após a corrida de 2017 e rompimento antecipado do contrato.
Duelo de tetras
Outra novidade que promete esquentar a disputa pelo título de 2018, é a presença de dois pilotos que possuem no currículo quatro títulos mundiais, pela primeira vez na história da F1. Com a conquista do quarto título em 2017, em cima do já tetra Sebastian Vettel, Lewis Hamilton também entrou para a categoria. Conquistar um tetra não é algo comum: apenas cinco chegaram lá em quase 70 anos de esporte.
Proteção redobrada
Entretanto, a mudança mais marcante da temporada, é a adoção do ‘halo’, polêmica proteção de cockpit que vai mexer no visual dos carros. A novidade será usada por várias categorias a partir deste ano e deve ser uma solução temporária, até que um projeto visualmente mais atraente seja aprovado.
Outra mudança nos carros, será na parte traseira, com o fim das chamadas “barbatanas de tubarão”, espécie de asa que tinha voltado a ser usada na edição de 2017 do Mundial.

CALENDÁRIO DE 2018 DA F1  

Março 25 – Melbourne, Austrália
Abril 8 – Xangai, China
Abril 15 – Sakhir, Bahrein
Abril 29 – Baku, Azerbaijão
Maio 13 – Barcelona, Espanha
Maio 27 – Monte Carlo, Mônaco
Junho 10 – Montreal, Canadá
Junho 24 – Paul Ricard, França
Julho 1 – Spielberg , Áustria
Julho 8 – Silverstone, Inglaterra
Julho 22 – Hockenheim, Alemanha
Julho 29 – Budapeste, Hungria
Agosto 26 – Spa-Francorchamps, Bélgica
Setembro 2 – Monza, Itália
Setembro 16 – Marina Bay, Cingapura
Setembro 30 – Sochi, Rússia
Outubro 7 – Suzuka, Japão
Outubro 21 – Austin, EUA
Outubro 28 – Cidade Mexico, Mexico
Novembro 11 – São Paulo, Brasil
Novembro 25 – Yas Marina, Abu Dhabi