Tenista ituveravense faz sua estreia em torneios no sul

Para a tenista ituveravense Sara Teoro de Morais, o mês de julho é sempre o mais esperado do ano, pelo número de competições que coincidem com o período de férias escolares.
Segundo a jovem, o recesso escolar lhe garante mais tranquilidade para disputar torneios mais distantes, assim como aconteceu recentemente em dois torneios Sul-Americanos – o Londrina Junior’s Cup e o Curitibano Open – , onde ela fez sua estreia e o UTR (Universal Tennis Ratings).
No primeiro, disputado dia 1º de julho, no Country Clube de Londrina, Sara começou bem, já na chave principal graças a sua colocação do ranking. A atleta se saiu bem na primeira rodada, mas teve a infelicidade de cruzar com a cabeça da chave, que mais tarde acabou se sagrando campeã da categoria. Já na Dupla, a ituveravense não teve tanta sorte e foi derrotada na primeira rodada pela equipe cabeça do grupo.
Em Curitiba, dia 8 de julho, apesar de estar disputando pela primeira vez o torneio, Sara Teoro não se deixou abater e se classificou para a segunda rodada. No entanto, o alto nível dos atletas comprometeu sua evolução no torneio.

Feedback
Mesmo sem terminar as competições no pódio como está acostumada, Sara comemora sua participação e as experiências, que segundo ela, servem para sua evolução como atleta. “Nessas duas semanas treinei com meninas de diferentes lugares e níveis e, isso auxilia na minha evolução”, afirma.
“A troca de experiências com outros treinadores, sempre nos traz mais bagagem. É uma experiência sensacional estar perto dos melhores da América do Sul e do mundo, que vieram disputar o COSAT e o ITF”, observa.
No Universal Tennis Ratings (URT), a ituveravense também avalia que conseguiu disputar boas partidas. “Fiquei satisfeita com os resultados, pois esse torneio é o que mais vou disputar a partir de agora, porque faz parte do meu principal objetivo, que é ir para os Estados Unidos”.

Próximos desafios
No próximo mês, Sara volta a participar de competições paulistas, e já tem presença confirmada em dois torneios, nas cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Ela também vai disputar o Campeonato Brasileiro de Tênis 2019 – Brasileirão, em Uberlândia na próxima semana, onde já tem um confronto marcado com Lara Rosseto.
Também constam na agenda da tenista, um interclubes na cidade de São Paulo, no Clube Espéria e nos Jogos Regionais, onde representará a cidade de São Joaquim da Barra. Na primeira rodada, Sara enfrentará Ribeirão Preto, campeã da modalidade no ano passado.
“Em 2020 vou disputar pela primeira vez a categoria 18 anos, onde se encontram atletas de alto nível, que estão na reta final para tentarem o profissional ou o universitário. Por isso, preciso encerrar o ano com uma boa colocação no ranking, para que a transição me ajude a não ficar para trás. Também começo a jogar o International Tennis Federation (ITF), que reúne garotas não só da América do Sul, mas do mundo inteiro”, conta.
“No final do ano espero conseguir disputar alguns torneios Caselys nos Estados Unidos, porém isso vai depender muito da situação financeira da minha família”.

Agradecimento
A tenista mais uma vez agradeceu a todos que tem colaborado para que ela possa, além de disputar diversos torneios, continuar acima de tudo, investindo no sonho de construir uma carreira no esporte.
“Quem ficou fora todo esse tempo comigo e ainda vai me acompanhar nos próximos torneios, é o meu treinador Maurício Marques, a quem sempre vou ser grata por abdicar de seus afazeres para me acompanhar, permitindo que eu possa adquirir cada vez mais experiências. Fico muito feliz de ter conseguido fazer essas viagens, porque dezenas de pessoas colaboraram e trabalharam para isso”.
“Também agradeço aos meus pais e familiares, por entrarem de cabeça nesse meu sonho de ir embora do Brasil e todas as empresas e autoridades que tem apostado no meu potencial. Muito obrigada”, completa a tenista Sara Teoro de Morais.
A atleta
Sara Teoro de Morais, 17 anos, é filha de Rogéria Teoro de Morais e Arilson de Carvalho Morais, e tem a irmã Maria Vitória Teoro de Morais.