TG de Ituverava lança projeto “Jovem Atirador”

Participantes do Projeto Jovem Atirador, na Escola Estadual
“Capitão Antônio Justino Falleiros”

A iniciativa é em parceria com a Escola Estadual “Capitão Antônio Justino Falleiros” 

O Tiro de Guerra 02-058, em parceria com a Escola Estadual “Capitão Antônio Justino Falleiros”, lançou dia 15 de junho, o Projeto “Jovem Atirador”, um importante instrumento de inclusão social, através do exercício do civismo pleno, atuando com foco na promoção da qualidade de vida, prevenção da criminalidade, diminuição dos índices de violência e evasão escolar dos adolescentes.
Participaram da reunião para discutir o projeto, o subtenente e chefe de instrução do TG de Ituverava, Fábio Luís Nunes, a diretora da EE “Capitão Antônio Justino Falleiros”, Renata Maria Pontes C. Medeiros, o vereador Everaldo Alves Machado “He-Man”, e pais dos alunos.

Objetivo
Segundo os organizadores, o objetivo do projeto é despertar nos jovens o espírito de civilidade, com o reconhecimento de valores associados à família, aos estudos, ao trabalho, à saúde física e à mental, ao respeito ao patrimônio público, às pessoas, às leis e demais normas.
“Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral do jovem, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, civismo e cidadania”, são pontos principais do nosso objeto”, afirmam os idealizadores
“Também vamos promover um intercâmbio entre o “Jovem Atirador” com todos os demais projetos e programas de desenvolvimento social em andamento no município e na região”, observam

Projeto
O “Jovem Atirador” será desenvolvido por integrantes da EE “Capitão Antônio Justino Faleiros”, que serão selecionados entre alunos que possuírem no mínimo 80% de frequência e permanecerão pelo período de cinco meses, que é o tempo de conclusão das etapas do Projeto.
A execução do “Projeto Jovem Atirador” ocorrerá nas dependências do Tiro de Guerra e da Escola Justino, com uma turma de até 40 jovens. “As aulas e demais atividades ocorrerão aos sábados, entre às 8h30 e 10h30. “Eventualmente serão realizadas outras atividades, em outros horários e dias da semana conforme a necessidade e disponibilidade dos alunos”.

Objetivos do projeto
O comando do TG fala sobre o objetivo do projeto Jovem Atirador. “Resolvemos desenvolver o projeto com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida aos estudantes, de forma que os ajude a se prevenir contra a criminalidade, evasão escolar e violência. O “Jovem Atirador” envolve os alunos da Escola Estadual “Capitão Antônio Justino Faleiros”, e os incentiva a se empenharem nos estudos, a ter respeito ao patrimônio público e às leis, para se tornarem adultos íntegros”, afirma o comandante do TG, subtenente Fábio Luís Nunes.
A diretora da EE “Capitão Antônio Justino Falleiros”, Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros, explica os objetivos do projeto. “O Projeto Estudante Atirador, parceria do Justino com o Tiro de Guerra, tem como objetivo contribuir na formação do jovens para se tornarem cidadãos íntegros, respeitando as leis e às regras da boa convivência, conscientes de seus direitos e deveres, despertando no jovem que ele sempre busque o melhor para si. E o melhor sempre vai estar pautado em bons exemplos de cidadania como proposto pelo projeto, onde o jovem protagoniza situações de solidariedade, respeito ao próximo e ao país, porque é disso que a sociedade precisa, de bons cidadãos”, afirma Renata Pontes.

Atividades do projeto jovem atirador 

Noções básicas de Ordem Unida
 Ética e civismo
O amor à pátria
Os símbolos nacionais
 O valor da família e da sociedade 

Respeito mútuo e a cidadania
 Noções de 1º Socorros
 Educação para o trânsito
Educação Antidrogas
(lícitas/ilícitas)
 Educação Ambiental