Torneio de Gateball é realizado em Ituverava no ínicio de dezembro

Equipe de Gateball de Ituverava que disputou o 18 º torneio
“Noboru Nisiyama”

No dia 2 de dezembro, foi disputado o 18 ° Torneio de Gateball “Noboru Nisiyama”, e a equipe de Ituverava foi vice-campeões na categoria Mista. Participaram do evento 19 equipes das cidades de Ituverava, Araguari, Araraquara, Guaíra, Guatapará, Monte Alto, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
A equipe de Ituverava é dividida em dois times (A e B), sendo o time A foi vice-campeã com os atletas: Edinho, Osvaldo, Noburu e Joaquim. Formam a equipe B: Good, Luzia, Haruko, Stefânia e Ernesto.
Uma das participantes da equipe ituveravense, Luzia Maeda Hashi fala sobre o 18° torneio de Gateball “Noboru Nisiyama”. “Divulgar a nossa equipe é sempre muito importante não só para os jogadores, mas também para a cidade. Desta vez, a equipe A, conseguiu o 2° lugar na competição, estamos muito orgulhosos do resultado pois, acima de tudo, o importante é competir”, afirma Luzia.

Gateball  

O esporte é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25m de comprimento e 15 a 20 metros de largura, que pode de terra batida ou gramada, com três gates e um goal pole.
É jogado por dois times, vermelho e branco, de cinco jogadores, e têm bolas numeradas correspondentes à ordem de jogo, elas são vermelhas (ímpares) e brancas (pares).
Os times marcam um ponto por bola rebatida com o stick (taco) que atravesse um gate (arco) e dois pontos por atingir o goal pole (pino central). Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos. As regras parecem simples, mas por ser um jogo de equipe, são bastante rigorosas.
Em princípio, basta acertar a bola com um taco e passá-la por três traves, cada uma com 22 centímetros de largura. Cada jogador ganha um ponto pela passagem da bola na trave e dois quando acerta no pino central. Por ser um jogo leve, com um desgaste físico moderado, gateball é indicado para pessoas de qualquer idade e sexo.