Truques simples podem ajudar jovens iniciantes na cozinha

Muitos jovens, ao saírem de suas casas, encontram dificuldades na cozinha. No entanto, alguns truques simples são capazes de evitar a batata frita molenga, o bife solado e o arroz papa. Algumas dicas simples ajudam a deixar o cardápio do dia a dia com sabor especial. Confira alguns truques:

Batata frita crocante
Sequinha e quentinha, a batata frita é um dos acompanhamentos mais queridos dos paladares. O problema é quando ela fica toda mole e encharcada de óleo.
Para conseguir uma batata frita crocante, antes de fritar descasque as batatas e, em seguida, as coloque de molho em água bem gelada. Além disso, é preciso que o óleo fique bem quente para fritar, caso contrário o resultado será uma batata murcha.
Ovo frito
Com a gema dura ou gema mole, ovo bom é aquele que não fica despedaçado no prato. Para a gema ficar inteira, é preciso tomar cuidado na hora de quebrar o ovo. A dica é usar uma colher para bater na casca devagar em vez de tentar quebrá-lo na quina da mesa ou na borda da panela, por exemplo.
Também é recomendado que seja usado pouco óleo e, para evitar que grude na panela, a melhor opção é uma frigideira antiaderente. Outro ponto é não mexer o ovo na panela, porque isso vai destruí-lo.

Arroz soltinho
Arroz papa bota qualquer cardápio em risco. São pequenos detalhes que deixam seu arroz soltinho e delicioso. O primeiro passo é lavar bem o arroz e deixá-lo escorrendo até que saia todo o excesso de água.
Depois basta adicioná-lo no óleo quente e deixar que ele frite bem (em média por cinco minutos). Para acertar na quantidade de água do cozimento, basta prestar atenção na medida. Para cada xícara de arroz, devemos adicionar duas de água.
Bife suculento
Os cuidados para deixar o bife saboroso começar antes mesmo de a panela ir para o fogo. Se o bife estiver congelado, aguarde ele descongelar por completo, caso contrário, o resultado será desastroso.
Quando for temperar é essencial amaciar a carne. Para isso, invista nos temperos amaciantes, deixar de molho no suco de laranja ou limão ou até mesmo dar umas batidinhas com o velho e bom batedor de carne.
Coloque pouco óleo e deixe bem quente antes de adicionar o bife na panela. Logo que for ao fogo, sele o bife, virando a carne dos dois lados. Isso ajuda a diminuir a quantidade de água que ele solta e, consequentemente, deixa a carne mais suculenta.

Próximas dicas
Na próxima semana, o Tribuna Teen traz a segunda parte das dicas, incluindo alimentos como feijão, macarrão e hambúrguer.