Tudo que você precisa saber sobre o lançamento do PS5

Os vários meses de quarentena serão recompensados para os gamers de plantão: no final do ano, chegam ao mercado tanto o PS5 quanto o Xbox Series X. A rivalidade entre os fanáticos por um ou por outro deverá alcançar novos patamares, e todo mundo aguarda ansioso novidades quentinhas sobre os consoles.
Com essa configuração, o PlayStation 5 será 5,5 vezes mais potente que o PlayStation 4 e 2,5 mais poderoso que o PS 4 Pro. Uma das vantagens em relação ao Xbox Series X está na taxa de transferência de dados, que chega a ser maior do que o dobro da entregue pela Sony atualmente.
E o áudio deverá impressionar: graças ao novo sistema chamado Tempest Engine, o áudio 3D poderá suportar centenas fontes distintas de som. Em vez de ouvir apenas um som de chuva, por exemplo, seria possível criar sons individuais para cada gota.
A aparência do PS5 foi revelada em meados de junho, chamando a atenção pelo formato e pela cor branca na maior parte do console. Ele fica na vertical, sendo comparado a um modem mais sofisticado. Serão dois modelos diferentes: o console padrão, com unidade de Blu-ray 4k, e a DigitalEdition, supostamente mais barata e sem a unidade óptica. Visualmente, ambos serão quase idênticos: na frente terá uma porta USB-C, uma porta USB-A e o botão de ligar, além do botão de ejetar a mídia na versão padrão. Já as portas traseiras ainda não foram divulgadas.
As dimensões ainda não foram divulgadas pela Sony, mas um grupo de fãs tentou especular e chegou à conclusão de que o PS5 pode ter até 38 cm de altura, sem incluir o suporte. Já a largura poderá ter em torno de 9 cm em seu maior ponto.

Qual a data de lançamento do PlayStation 5?
Por enquanto, a Sony trabalha com a informação de “Feriados 2020”, algo que pode ser entre outubro e dezembro. Tanto o PS 3 quanto o PS 4 foram lançados na terceira sexta-feira de novembro, a tempo de conquistar os consumidores do Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos. Assim, é possível especular que o PS 5 irá chegar às lojas em 20 de novembro.

Quanto irá custar o PlayStation 5?
A Sony não divulgou quanto o PS 5 irá custar ao consumidor, mas espere um valor mais salgado do que as gerações anteriores. Estima-se que, apenas para a fabricação, o aparelho irá gastar US$ 450, elevando consideravelmente o preço final.
A própria companhia já tem noção disso, principalmente pelo fato de que o Xbox Series X provavelmente será mais barato, e diz que os jogadores vão levar em consideração o valor agregado e não apenas o preço do console.
Quais acessórios
acompanham o PlayStation 5?
O novo controle sem fio DualSense deve aprimorar o feedback háptico, fazendo com que o jogador sinta os motores vibratórios com bastante precisão. Games que apostarem nessa tecnologia podem acabar conquistando muitos fãs.
Outro periférico interessante deve ser o fone de ouvido wireless Pulse 3D, que será totalmente compatível com a unidade de hardware Tempest 3D AudioTech, que promete sons impressionantes. E a Câmera HD será lançada com sensor de profundidade, que provavelmente poderá ser usada junto com o fone de ouvido do PS VR. O valor dos itens não foi divulgado.

Quais as configurações do PlayStation 5?

CPU: baseada no AMD Zen 2 com 8 núcleos a 3,5 GHz (frequência variável)
GPU:10,28 TFLOPs, 36 UCs de 2,23GHz (frequência variável)
Arquitetura da GPU: RDNA 2 personalizado
Memória: 16 GB GDDR6 / 256 bits
Largura de banda da memória: 448 GB/s
Armazenamento interno: SSD personalizado de 825 GB
Taxa de transferência: 5,5 GB/s (dados brutos),
8-9 GB/s (dados compactados)
Armazenamento expansível: slot NVMe SSD
Armazenamento externo: suporte a HDD USB (apenas jogos PS4)
Unidade óptica: Blu-ray 4K UHD