Vacinação contra a Gripe termina sexta-feira

Até o momento, foram aplicadas 8.992 doses da vacina em Ituverava

Pessoas atendidas no “Dia D” de Vacinação Contra a Gripe

A menos de uma semana do fim, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Vírus da Gripe (Influenza), que começou no dia 10 de abril em todo o país, imunizou em Ituverava, 59,17% do público-alvo. A meta no município é vacinar 90%, o que corresponde a 14.521 pessoas.
Em Ituverava, a campanha é coordenada pelo setor de Vigilância Epidemiológica e Vacinação. Segundo boletim, já foram vacinadas 8.992 de pessoas. Foram 1.316 crianças, 213 gestantes. 1.054 profissionais da área da Saúde, 67 mulheres em período pós-parto, 4.008 idosos, 216 professores e 1.934 portadores de doenças crônicas.

Público Alvo
Nesse ano, o público-alvo são pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade), gestantes, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias (puérperas), trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas, particulares e privadas, povos indígenas, policiais, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, e funcionários do sistema prisional.

Vacinação no país

No Brasil, até quinta-feira, 23 de maio, somente 63,4% do público-alvo recebeu a imunização, totalizando 37,7 milhões de pessoas, informou o Ministério da Saúde. A vacina protege contra os tipos mais graves do vírus (H1N1; H3N2 e influenza B) e os subtipos mais comuns no Hemisfério Sul. Além disso, a vacina ajuda a evitar infecções virais e bacterianas decorrentes da gripe.
Até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 144 mortes.
É bom lembram que a vacina não causa gripe, pois inclui só pedaços do vírus. A única contraindicação é para pessoas alérgicas a algum componente da vacina, como a clara de ovos, usada na fabricação.