Vacinação contra gripe atinge 49% em Ituverava

Vacinação contra a Gripe em Ituverava

Foi sábado, 4 de maio, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe (Influenza). Em Ituverava, a campanha começou dia 10 de abril e segue até o dia 30 de maio. No município, a meta é vacinar 90% do público-alvo da campanha, que corresponde a 14.521 pessoas.
Nesse ano, o público-alvo são pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade), gestantes, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias (puérperas), trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, policiais, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, e funcionários do sistema prisional.

Vacina
Já foram vacinadas 7.133 pessoas, das quais 1.128 são crianças; 180 gestantes; 829 trabalhadores da área da Saúde; 67 mulheres em período pós-parto; 3.269 idosos; 175 professores; 1.455 portadores de doenças crônicas; e 30 policiais. Esse público compreende 49,12% da meta da campanha. Durante o dia D, a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado visitou o Centro de Saúde e o vice-prefeito, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior, a Unidade de Saúde do bairro Jardim Independência.
“Com um mês de campanha já conseguimos atingir metade do público-alvo. No entanto, precisamos intensificar a conscientização da população para conseguirmos atingir todo o público-alvo até o dia 31. Mais uma vez pedimos o apoio da população”, afirma a prefeita.

Prevenção ao Câncer Bucal

Durante o “Dia D” da Campanha também foram realizadas avaliações da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal. A ação foi coordenada pelo Departamento de Saúde Bucal e realizada por dentistas e auxiliares de saúde bucal das Unidades de Saúde.
Os exames colhidos serão enviados aos órgãos competentes, que farão análise de pacientes com lesões, suspeitos de lesão, sem anomalias, necessidades de biópsia ou confecção de prótese dentária, com o intuito de prevenir o câncer bucal.