Veja quais alimentos evitar na véspera e no dia do Enem

Além de ser forte aliada na prevenção e combate de inúmeras doenças, uma alimentação saudável também ajuda a melhorar nossa capacidade de concentração, memória, criatividade e disposição, fatores essenciais na rotina de estudos para jovens em fase pré-vestibular.
Para os estudantes que estão se preparando para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares, seguir algumas dicas sobre alimentação é essencial. Confira:

Nada de bebidas energéticas: café e demais bebidas ricas em cafeína apesar de espantarem o sono, aumentam a ansiedade, o que pode ser prejudicial para estudantes que já estão sob a tensão pré-vestibular e deixá-los mais agitados. O melhor é evitar o consumo dessas bebidas, principalmente à noite para não atrapalhar o sono.

Esqueça lanches pesados e frituras: alimentos ricos em gorduras trans como frituras produzem a sensação de sonolência e deixam o metabolismo mais lento. Tanto durante a rotina de estudos quanto no dia prova é essencial manter distância desses alimentos para ter mais disposição. Uma ótima alternativa é fazer lanches com carnes 100% plant-based, que são nutritivas e não pesam no estômago.

Boas refeições antes da prova: na manhã da realização do teste, é importante tomar um bom café da manhã com cereais integrais, frutas (in natura ou sucos) e gorduras boas que podem ser encontradas em oleaginosas, por exemplo. A combinação desses alimentos se torna uma ótima fonte de energia.

Durante a prova: para se manter hidratado e bem disposto na realização de todo o teste, o estudante pode levar água, sucos integrais e frutas práticas de comer.

Não ficar sem comer: também não é aconselhável ficar longos períodos sem comer, principalmente no dia da prova, porque pode causar fraqueza e queda de pressão. Os nutrientes são responsáveis também pelo bom funcionamento do cérebro, logo o vestibulando precisa se alimentar bem para manter a capacidade de raciocínio lógico e o maior nível de concentração possível.

Sugestão de alimentos que podem ajudar os estudantes

Granola, Café de milho e Cevada: a granola é uma ótima fonte de fibras alimentares e vitaminas que dão energia. Para o vestibulandos a dica é consumir uma porção do alimento com fruta no café da manhã. Já o Café de milho e Cevada são bebidas quentes alternativas ao café, ideais para jovens que devem evitar a ingestão de bebidas ricas em cafeína.
Sucos 100% fruta são uma excelente opção para manter-se hidratado e disposto durante a realização da prova.