Vereadora quer fiscalização das barragens de Ituverava

A vereadora Ana Paula Yanosteac Rodrigues Mário

Em sessão da Câmara Municipal realizada quarta-feira, 5 de fevereiro, a vereadora Ana Paula Yanosteac Rodrigues Mário apresentou requerimento à prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, solicitando informações a respeito da quantidade de barragens existentes em Ituverava, incluindo as áreas urbana e rural.
Em sua justificativa, a parlamentar afirma que o objetivo é atender solicitação dos munícipes. “As pessoas estão assustadas com as notícias recentes do desastre ocorrido na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais”, afirma.
Caso haja barragens no município, Ana Paula também pediu à prefeita que informe os métodos utilizados na construção; qual a secretaria responsável pela fiscalização, elaboração dos laudos de segurança e liberação da construção dessas barragens; se há fiscalização municipal, do Estado, bem como da União; de quem é a responsabilidade destas áreas; a frequência em que os laudos são emitidos; quando foram feitas as últimas vistorias e se existe um plano emergencial caso ocorra rompimento de alguma barragem municipal.

Informações

A vereadora também quer informações, para que através da Secretaria competente, sobre as barragens no município, nas áreas urbana e rural, em especial à barragem da represa de Ituverava, bem como a de dejetos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
Ela citou a tragédia em Brumadinho e ressaltou que o rompimento da barragem, se deu por falta de fiscalização eficaz. “Somada a negligência da empresa que optou por um tipo de barragem, conhecida como método de alteamento à montante, no qual se constroem degraus com o próprio material de rejeito, é o mais simples, porém o menos seguro”, destaca.
“Com o intuito de assegurar que as barragens da cidade atendam aos padrões mínimos de segurança, entende-se necessária a fiscalização urgente, bem como o mapeamento de potenciais riscos que elas possam oferecer”, completa a vereadora Ana Paula Yanosteac Mário.