Nossa Capa


Publicidade





Educação

Voltar | imprimir

21/02/2017

EX-ALUNA DA FFCL RECEBE PRÊMIO POR PROJETO

A ex-aluna do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), Andreza da Silva Barbosa (à direita), que recebeu o prêmio de Honra e Reconhecimento do Hospital AC Camargo Câncer Center, de São Paulo

A ex-aluna do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), Andreza da Silva Barbosa, recebeu o prêmio de Honra e Reconhecimento do Hospital AC Camargo Câncer Center, de São Paulo, devido ao projeto que desenvolveu na instituição de saúde no ano passado, quando estava no último ano do curso.

O tema foi “Desafios e conquistas da Pedagogia Hospitalar: a contribuição pedagógica no processo de aprendizagem da criança hospitalizada em tratamento oncológico” e foi orientado pela professora Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes.

Ele foi desenvolvido ao longo de 2016, em seis etapas: Submissão do Projeto de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa, Coleta de dados, Análise dos dados, Apresentação dos dados em texto, Redação do texto final e Apresentação oral do trabalho.

O objetivo do trabalho acadêmico foi abordar e discutir sobre as práticas pedagógicas elaboradas e executadas no contexto hospitalar, levando em consideração o trabalho do pedagogo voltado para crianças em fase de tratamento.

Andreza da Silva Barbosa fala sobre o projeto. “Conhecer o trabalho da Shester Heine (Escola Hospitalar do A.C. Camargo) foi uma experiência fantástica e inesquecível. Tive a oportunidade de vivenciar o atendimento pedagógico realizado com as crianças em tratamento oncológico. É um trabalho fantástico e a instituição é um exemplo de que a educação pode sim ocorrer fora dos muros da escola”, afirma.

“Há uma equipe bem preparada para atender as crianças como também uma estrutura com os espaços apropriados para atender a todos. Percebi que esta é a área que quero atuar, pois me identifiquei muito com o tema e com a área hospitalar”, ressalta.

Humanização
Ainda de acordo com ela, o projeto permitiu maior humanização na instituição de saúde. “Fui bem recebida em todos os setores que tive que frequentar no comitê, biblioteca, cantina e também na escola”, conta.

Devido ao destaque de seu projeto, Andreza recebeu uma bolsa integral para o curso de pós-graduação em Psicopedagogia, oferecido pela FFCL.

“Agradeço a todos os que me ajudaram nesse processo, a Deus por estar sempre comigo nos momentos difíceis em que pensei em desistir; ao meu marido que sempre esteve ao meu lado apoiando e compreensivo; a todos os amigos que acompanharam minha luta, aos meus familiares, em especial aos que de São Paulo, pois me receberam sempre bem; à professora Vera Mariza Chaud; à minha orientadora Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes e a todos os professores e funcionários da FFCL”, completa.

Ituveravense
Formada em Pedagogia pela FFCL no ano passado, Andreza da Silva Barbosa é filha de Antônio Mário Barbosa e Maria das Graças Rodrigues da Silva e é casada com Aldo Francisco Faria Xavier.

Reconhecimento
De acordo com a responsável institucional do Hospital AC Camargo Cancer Center, Ana Maria Rodrigues Alves Kuninary, o projeto se tornou referência para a instituição de saúde.

“Como responsável pela pesquisa, que hoje é citada em reuniões como exemplo de elaboração em todos os aspectos, agradecemos a participação da Fundação Educacional de Ituverava, da aluna Andreza da Silva Barbosa e da orientadora Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes, que se mantiveram em todas as etapas do projeto, que hoje é considerado um dos melhores realizados nesta instituição, na área pesquisada (Pedagogia Hospitalar”, afirma Ana Maria.

Voltar | Indique para um amigo | imprimir