Nossa Capa


Publicidade





Cidade

Voltar | imprimir

21/08/2017

CENTRAL DA FAFRAM COMEMORA DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO

Dia Nacional do Campo Limpo, realizado pela Fafram

Comemorado em todo o Brasil desde 2004, o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) chegou à sua décima terceira edição em Ituverava ontem, sexta-feira, 18 de agosto. Para marcar a data, a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, desenvolveu diversas atividades.

O evento ocorreu das 8h às 16h, na própria central, no campus II da Fundação Educacional de Ituverava, na Rodovia Jerônimo Nunes Macedo, Km 1, próximo ao Aeroporto Municipal.

Nesse dia, a Central abriu suas portas à comunidade, que teve a oportunidade de conhecer todas as etapas do trabalho desenvolvido pela unidade de recebimento, além de participar de atividades culturais e educacionais que incentivam a preservação do meio ambiente.

“Em 2017, a central de Ituverava está levando o Programa de Educação Ambiental (PEA) para 88 escolas de 16 municípios (Ituverava, Aramina, Buritizal, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Pedregulho, Restinga, São Joaquim da Barra, Sales Oliveira), totalizando 12.088 crianças de 4º ano e de 5º ano, que também irão participar, dos concursos de desenho (6.105 crianças) e redação (5.983 crianças)”, explica a coordenadora da central, a professora Regina Eli de Almeida Pereira.

Atividades
“Dentro das atividades propostas pelo inpEV para o Dia Nacional do Campo limpo deste ano, estamos promovendo as seguintes atividades: ação com agricultores do assentamento Nossa Terra de Batatais (com visita técnica e orientações sobre a Central de Embalagens); Ação Comunitária (em que a central realizará ainda este mês de agosto o plantio de mudas de árvores na EMEF ‘Professor Antônio Josino de Andrade’); DNCL na Escola (onde os próprios professores desenvolvem projetos dentro do tema proposto) e DNCL Universitário (em que universitários e estudantes de escolas técnicas da região, recebem palestras sobre o Sistema Campo Limpo e realizam uma visita na Central de Ituverava)”, observa Regina.

Trabalho desenvolvido
O diretor da Fafram, Márcio Pereira, fala sobre o evento. “Foram momentos muito importantes para a Fafram e para a sociedade que tem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na Central, lembrando que a Faram é a única instituição de ensino superior do Brasil que mantém uma central de recebimento de embalagens”, afirma Márcio Pereira.

Dia do Campo Limpo
Desde 2004, o a Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) já reuniu mais de 1 milhão de pessoas de todo o Brasil para compartilhar os resultados do Sistema Campo, que é referência mundial.

A iniciativa une o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas, na destinação de embalagens vazias de agrotóxicos –, agricultores, distribuidores, escolas, autoridades e a comunidade para incentivar a conservação ambiental no campo.

Voltar | Indique para um amigo | imprimir