VII Congresso de Iniciação Científica é realizado pela FE

Congresso de Iniciação Científica é realizado pela FE

Participaram do evento cerca de 400 expositores entre alunos da graduação, pós-graduação, professores, entre outros 

A Fundação da Educacional de Ituverava promoveu entre 22 e 24 de outubro, o VII Congresso de Iniciação Cientifica. O evento teve o objetivo de incentivar a iniciação científica nos cursos de graduação e pós-graduação, oferecidos pela FE, por meio da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram) e Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL).
Participaram do evento cerca de 400 expositores entre alunos da graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais e representantes da comunidade científica.
Abrindo o Congresso, dia 22 outubro, segunda-feira, o apresentador Elias Matogrosso proferiu palestra no salão da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Entre outras autoridades, estiveram presentes o presidente da FE, Pedro César Galassi; o diretor da Fafram, Márcio Pereira; a coordenadora-geral de cursos da FE e responsável pela organização do Congresso, Maria Amália Brunini; o vice-diretor-executivo da FE, Antônio Gonçalves Delgado e a professora da FE, Lidiane Aparecida Kanesiro.
No dia seguinte houve apresentação de trabalhos científicos na Fafram e no dia 24, no encerramento do Congresso, foram apresentados outros trabalhos e realizada a premiação dos vencedores de cada área, no Salão Nobre da Fundação Educacional.

Importância
A coordenadora geral de cursos da FE de Ituverava, e organizadora do Congresso, Maria Amália Brunini, fala sobre o evento. “O Congresso é muito importante para a FE, pois comprova que a instituição trabalha além da área didática, possui também uma massa crítica em termos de pesquisa, apresentando as possibilidades do que pode ser feito para colaborar com a comunidade através da pesquisa”, disse.
“Visto que, uma faculdade não sobrevive isolada, ela tem como um dos objetivos proporcionar benefícios tanto para o meio acadêmico, quanto para a comunidade social”, completa a organizadora do evento.
O aluno do terceiro ano do curso de Direito da Fafram, Paulo Sérgio do Nascimento Assunção, 20 anos, destaca como o Congresso contribuiu para o desenvolvimento profissional do estudante.
“Foi uma oportunidade única e essencial para quem busca agregar novos conhecimentos. O evento nos dá a possibilidade, não só de expor ideias aos professores e profissionais da área, mas também aos outros alunos e, assim, agregar ainda mais conhecimento, seja na área profissional ou académica”, afirma.
“Essa troca de conhecimento e interesses em comum dos participantes é o que me instiga a crescer cada vez mais, como aluno e profissional”, completa o expositor.

Congresso de  Iniciação Científica da FE

O Congresso de Iniciação Científica da FE foi iniciado em 2004, com a proposta de inovar, dando um passo à frente no processo de construção do conhecimento, se estendendo a toda comunidade acadêmica em âmbito nacional.