Vila Dignidade faz atividade sobre o Janeiro Branco

Objetivo foi conscientizar os residentes sobre a Saúde Mental 

Atividade de interação sobre o Janeiro Branco realizada na Vila Dignidade

Foi realizada dia 21 de janeiro, na Vila Dignidade uma atividade de interação sobre o Janeiro Branco, considerado o mês de conscientização da Saúde Mental.
Participaram do evento os residentes da Vila Dignidade, a coordenadora Giovana Verdinelli, a gestora e diretora da Proteção Social Especial, Luciana Gambi, e a Terapeuta Ocupacional, Laura Christovão Procópio dos Santos, responsável pela atividade.
Segundo a Terapeuta Ocupacional, os objetivos foram conscientizar os residentes da Vila Dignidade sobre o Janeiro Branco, mês que divulga a importância da Saúde Mental; proporcionar uma maior interação ativa grupal e estímulo de vínculos positivos; possibilitar experiências de colocar-se no lugar do outro; possibilitar reflexões sobre importantes acontecimentos e dificuldades da vida, mostrando diferentes formas de enfrentá-las positivamente. “Em nome da prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, agradeço à Vila Dignidade e à Terapeuta Ocupacional Laura Christovão Procópio dos Santos pela atividade, com certeza foi muito importante para discutir esse assunto com os idosos e, dessa forma, contribuir para a melhoria do bem-estar de cada um”, afirma o secretário do Bem-Estar e Integração Social, Antônio Carlos Silva.

Profissional

A Terapeuta Ocupacional Laura Christovão Procópio dos Santos é graduada pela UFSCAR (2003) e tem Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (2014); Especialização em Dependência Química( 2014); e Especialização em Gerontologia da Assistência ao Idoso – (2016). Atualmente, ela atua como Terapeuta Ocupacional no Caps Viver Ituverava-SP e no Caps – Guará.

Janeiro Branco motiva cuidados com a saúde mental  

O primeiro mês de cada ano, traz sentimento de motivação para a maioria das pessoas. Muitos aproveitam para propor metas e objetivos e, na lista de boas intenções, há sempre o desejo de cuidar da saúde física. Mas, e a saúde mental? Já pensou em dar um check up também? Esta é a proposta da campanha nacional denominada de Janeiro Branco.
De acordo com o psicólogo Daniel Viana, o objetivo é lembrar as pessoas de cuidarem não apenas da saúde física, mas também da mental, instigando-as a terem maior cuidado com o bem-estar psíquico.
Para uma saúde mental e emocional mais plena é preciso se atentar a três pontos: o 1º é refletir sobre as formas de ser uma nova pessoa. Aproveitar o momento de reflexão do ano novo para pensar o que pode ser mudado em sua vida para torná-la mais feliz. Aceitar os ciclos é o 2º ponto. “Esteja pronto para concluir os ciclos que não te fazem bem e se prepare para os novos que irão começar”. Por fim, se prepare para agir. A proposta do 3º ponto é fazer o que for necessário para ter uma vida mais saudável e feliz. Ainda de acordo com Daniel Viana a Rede Pública Municipal de Saúde dispõe de profissionais habilitados a ajudarem os pacientes a lidarem com suas inquietudes e transtornos psíquicos.
A campanha tem o objetivo de sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, os poderes constituídos, públicos e privados, sobre a importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais para valorizar e atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas à Saúde Mental.