Avião é tido com um dos mais econômicos e já carregou mais de sete bilhões de passageiros desde seu lançamento

O aeroporto de Franca segue em obras de adequações para poder receber os voos da empresa GOL, o que pode acontecer ainda este ano.
A GOL afirmou que vai trabalhar em Franca com aviões Boeing 737, grandes aeronaves, que estão entre as mais populares do mundo.
O vereador Daniel Bassi, que tem articulado junto ao governo estadual, à GOL e à VOA, concessionária do aeroporto de Franca, afirma que já viajou nessas aeronaves e que são muito seguras.
“São aviões grandes, muito estáveis, que oferecem muito conforto para os passageiros, mesmo na classe econômica. Os francanos estarão muito bem servidos com essas aeronaves. Vamos seguir trabalhando para que esse sonho se realize brevemente”, afirmou Bassi.
Saiba mais sobre este avião que, ao longo de sua história, iniciada na década de 1960, já transportou mais de sete bilhões de pessoas, o equivalente à população da Terra na atualidade.
Quem é ele?
O Boeing 737 é uma família de aviões bimotor turbofan desenvolvida e fabricada pela gigante norte-americana da aviação militar e civil.
Criado para ser um avião com custos de operação mais baixos, o 737 tornou-se uma série com dez variantes, cujas capacidades de 85 a 215 passageiros. Em Franca, serão aviões para 130 passageiros.
É o único avião narrowbody (corredor único) da Boeing em produção, nas versões -700, -800 e -900. E está em desenvolvimento sua nova geração, o Boeing 737 MAX, mais eficiente no consumo de combustível e com maior capacidade de passageiros.
Originalmente previsto para 1964, o 737-100 fez seu primeiro voo em abril de 1967. Entrou em serviço em fevereiro de 1968, com a Lufthansa.
A versão -200, com maior capacidade de passageiros, entrou em serviço em abril de 1968. Na década de 1980, a Boeing lançou as versões -300, -400 e -500, fazendo parte da série Classic. Contavam com mudanças no número de assentos e novos motores turbofan, além de melhorias nas asas.
Na década de 1990, a Boeing lançou a série Next Generation, com diversas mudanças, incluindo asas, redesenhadas, aumento na envergadura, painéis cockpit foram digitalizados e novo design do interior.
Esta série foi lançada com as versões -600, -700, -800 e -900, variando de 31 a 42 metros de comprimento da fuselagem.
É a aeronave comercial mais vendida da história, com 9 803 aviões entregues e 4 489 encomendas a serem entregues até novembro de 2017, além de 4 065 pedidos para a versão 737 MAX.
A montagem final é feita na fábrica da Boeing, em Renton, Washington. Esta aeronave tem como seu principal concorrente o Airbus A320.
Fonte: jornaldafranca.com.br