Alguns dos lançamentos de 2025que mais me chamaram a atenção

A escritora Heloisa Seixas

No fim de dezembro, o Plural Jornal publicou a tradicional lista de Daniel Dago com os principais lançamentos de livros previstos para o ano seguinte.
Entre 500 obras de 50 editoras e selos, muitas me chamaram a atenção.
A Autêntica Contemporânea, por exemplo, tem entre as novidades “Xamãs elétricos na festa do sol”, de Mónica Ojeda (com tradução de Silvia Massimini Felix) e “A posição das colheres”, de Deborah Levy (tradução de Adriana Lisboa).
Pela Baião, uma das minhas escritoras contemporâneas favoritas, Mariana Salomão Carrara, publica junto com Giovanni Colaneri o livro “Sabor paciência”.
Já o Círculo de Poemas traz entre os seus lançamentos o novo trabalho de Ricardo Aleixo (“Dendorí”) e a “Poesia reunida” de Claudia Roquette–Pinto.
Pela Companhia das Letras, o livro que mais me chamou a atenção é “O oitavo selo”, de Heloisa Seixas.
E não é pra menos, afinal o renomado escritor Carlos Heitor Cony fez a seguinte declaração a respeito do romance:
“Sem exagero, confesso que ao ler O oitavo selo, em matéria de linguagem e técnica literária, pensei em repudiar tudo o que escrevi até hoje”.
A DBA também está repleta de novidades, inclusive “A cabeça boa”, novo livro de Lilian Sais. Já a Supersônica tem entre os seus lançamentos o aguardado “Autobiografia do vermelho”, de Anne Carson (com tradução de Bianca Comparato).
Por fim, a Todavia traz o novo romance de Giovana Madalosso (o título ainda não foi revelado), uma reedição de “Perifobia”, de Lilia Guerra (obra originalmente publicada pela Patuá) e o lançamento de “Sem despedidas”, da badalada autora sul-corena Han Kang (com tradução de Natália Tae Okabayashi).
Em meio a tantas novidades, digo que 2025 promete ser um ano de muitas leituras, com obras promissoras tanto na literatura brasileira quanto na internacional. Ansioso desde já!

Bruno da Silva Inácio é jornalista, mestre em Comunicação e pós-graduado em Literatura Contemporânea, Política e Sociedade e Cultura e Literatura. Atualmente cursa quatro especializações (Cinema, Teoria Psicanalítica, Antropologia e Gestão da Comunicação) e reside em Uberlândia, onde trabalha como assessor de imprensa da Prefeitura.
É autor dos livros “Gula, Ira e Todo o Resto” e “Devaneios e alucinações”, participante de outras quinze obras literárias e colaborador da Tribuna de Ituverava e dos sites Obvious, Provocações Filosóficas e Tenho Mais Discos que Amigos.
Também manteve, entre 2015 e 2019, a página “O mundo na minha xícara de café”, que chegou a contar com 250 mil seguidores no Facebook.