Alimentos podem dar mais energia quando consumidos pela manhã

Não é nenhuma novidade que o café da manhã é a principal refeição do dia. Isso porque a escolha certa dos alimentos pode fazer uma grande diferença e garantir disposição para encarar o dia.
Confira oito alimentos que garantem mais energia se consumidos no café da manhã, todos excelentes opções para quem deseja melhorar o desempenho na escola.

Café
Um dos mais famosos alimentos que tiram o sono, o café possui cafeína, trigonelina, niacina, melanoidinas, quinídeos, ácidos clorogênicos que juntos atuam no organismo melhorando a capacidade de concentração.
De acordo com Ana Gonçalves, o café também ajuda no aumento da velocidade de reação, no estado de alerta, além de melhorar o estimulo do córtex pré-frontal, que atua na memória de curto prazo a na concentração.

Guaraná natural
Já o guaraná natural, outra fonte de energia, contém substâncias excitantes, como cafeína, que estimulam o sistema nervoso e melhoram as funções psicológicas, energéticas e tônicas, quando ingeridas em quantidades moderadas.

Ovo
O ovo é uma excelente fonte de proteína e proporciona maior saciedade ao longo do dia. Somente a clara possui quatro gramas de proteínas e vitaminas B2. Já a gema possui gordura, proteínas e vitaminas A, D, K e B.
A dica para consumo do ovo logo cedo é comê-lo somente após o seu cozimento, pois assim suas substancias serão melhores aproveitadas.

Frutas ricas em carotenoides
Sabe aquela porção de fruta indicada para ser consumida no café da manhã? Escolha as frutas ricas em carotenoides, como melancia, goiaba e mamão.
Frutas com carotenoides são excelentes antioxidantes e contêm vitamina C e fibras, além de estarem associadas a propriedades anticânceres.

Banana
Outra fruta que promete disposição ao longo do dia é a banana – rica em fibras, vitamina C e potássio. É também uma excelente opção para quem tem hipertensão.

Oleaginosas
Alimentos como nozes e castanhas do Pará são fontes de antioxidante fenólico – resveratrol – na semente e na casca. As oleaginosas possuem também Vitamina E, que reduz a oxidação do LDL, e contêm os minerais selênio, manganês e magnésio.
Elas previnem as doenças coronarianas. Um aminoácido que é encontrado é a arginina, que previne doenças cardiovasculares, reduzindo a agregação plaquetária e dilatando os vasos sanguíneos, pela liberação do óxido nítrico. Além disso, são ricas em ácidos graxos monoinsaturados.

Probióticos
Leites fermentados e iogurtes também devem estar presentes no café da manhã, já que são alimentos com microrganismos vivos que, quando ingeridos em quantidades suficientes, promovem efeitos benéficos à saúde.

Prebióticos

Grãos integrais são um dos principais alimentos prebióticos e que deve fazer arte do café da manhã a fim de garantir mais disposição ao longo do dia. Normalmente são alimentos que possuem ingrediente alimentar não digerível pela maioria dos microrganismos do intestino, que afeta beneficamente o hospedeiro pelo estímulo seletivo do crescimento ou atividade de um número limitado de bactérias probióticas.
Eles têm ainda alta capacidade hidrofílica, retardam o esvaziamento gástrico, proporcionam substrato fermentável para as bactérias dos cólons, reduzem a concentração plasmática de colesterol e melhoram a tolerância à glicose.