AME Ituverava realizou mais de 159 mil atendimentos em 2024

A coordenadora administrativa do AME – Adriana Cristina da Silva, a administradora da Santa Casa – Cláudia Carrera Frata, o médico – Dr. Gonçalves Dias, o presidente da Santa Casa – Bruno Baldo Filho, o médico – Dr. Luiz Monteiro e Angélica Aparecida Martins Dadalte

Priorizando a vida em todas as formas, a unidade atendeu milhares de famílias, oferecendo cuidado especializado e acolhimento

Promover cuidados humanizados, com um olhar acolhedor, é o objetivo da equipe do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Ituverava, que é que é considerado modelo e um dos melhores do Estado de São Paulo.
Em 2024, a unidade de Ituverava concluiu o ano com números que reafirmam seu compromisso com a saúde da população e a qualidade do atendimento.
Foram realizados 159.317 atendimentos, abrangendo consultas médicas, não médicas, cirurgias ambulatoriais e exames.
Para realizar consultas e exames no AME é necessário encaminhamento médico, depois de passar por consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município do paciente.
O encaminhamento é direcionado para o setor de regulação municipal onde será realizado o agendamento.
O AME disponibiliza vagas para o DRS VIII (Departamento Regional de Saúde) conforme contrato vigente.
O DRS VIII distribui as vagas aos municípios e cada um é responsável pela avaliação de qual paciente será agendado.
O critério utilizado é exclusivo do município.

Abrangência
Fundado em 25 de abril de 2012, a instituição de saúde é hoje uma referência não apenas para Ituverava, como também para habitantes de outras 21 cidades, como Alta Mogiana (Ituverava, Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava e Miguelópolis) e Alta Anhanguera (Ipuã, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Sales Oliveira e São Joaquim da Barra).
A instituição também é referência em oftalmologia de retina para os municípios de 3 Colinas (Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista).

Especialidades médicas
As especialidades médicas disponíveis no AME são: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral-Av, Pequenas Cirurgias, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Dermato Tumor de Pele, Endocrinologia Adulto e Infantil, Gastroclínica, Ginecologia, Hematologia e Infectologia.
Além de Mastologia, Neurologia, Obstetrícia-Alto Risco, Oftalmologia, Oftalmo Glaucoma, Oftalmo Retina, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.
Dessas especialidades, as mais procuradas no AME de Ituverava são Dermatologia e Oftalmologia
As especialidades não médicas são: Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia.

Exames
Os exames realizados pela AME atualmente são: Mamografia, densitometria, ultrassom, ultrassom doppler, ecocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasofibroscopia, eletroneuromiografia, audiometria, logoaudiometria, impedanciometria, eletrocardiograma e eletroencefalograma com e sem sedação.
Também são atendidos holter, espirometria, mapa, teste ergométrico, campimetria, retinografia colorida e fluorescente, raiox, retossigmoidoscopia, teste de provocação de glaucoma; urodinâmica, colposcopia e tomografia de coerência óptica (OCT).

Procedimentos cirúrgicos
Os procedimentos e cirurgias incluem: Paaf de tireóide, biópsia de próstata, paaf de mama, capsulotomia, catarata, iridotomia, trabeculectomia, biópsia de colo uterino, biópsia de pele, punção líquor, fotocoagulação, injeção intravítrea, pterígio e cauterização (procedimento urológico).

Projetos
Para 2025, além de continuar oferecendo atendimento de qualidade aos pacientes de acordo com as diretrizes do Estado, está entre os projetos do ambulatório, dar andamento ao credenciamento para que o AME Ituverava se torne Hospital Dia.
Um Hospital Dia é uma unidade de saúde que oferece atendimento médico ambulatorial e procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos.
O paciente permanece no hospital por um período máximo de 12 horas.
“Possibilitando assim, a realização de cirurgias oftalmológicas que se não realizadas a curto prazo, a pessoa pode perder a visão”.
“No âmbito Regional/ Estadual não há estabelecimento que realiza tal cirurgia”, ressalta o presidente da Diretoria Executiva da Santa Casa de Ituverava – Bruno Baldo Filho.

Gerenciamento
Outra notícia importante para o futuro da unidade é que, em dezembro de 2024, a Santa Casa de Ituverava foi classificada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para dar continuidade a gestão do AME Ituverava, confirmando a competência da administração da instituição de saúde.
Conforme Legislação Estadual, os contratos de gestão dos AMEs são realizados de 5 em 5 anos e, uma vez vencido este prazo, são realizadas novas licitações e qualquer entidade com título OSS (Organização Social de Saúde), pode se candidatar para ser o novo gestor.
Sendo assim, o novo contrato teve início em dezembro de 2024 e seguirá até dezembro de 2029.

Melhorias na infraestrutura
Além disso, por intermédio da OSS Santa Casa de Ituverava, a unidade do AME de Ituverava foi comtemplada pelo programa social da CPFL, que promoveu a instalação de placas de energia fotovoltaica no prédio e a concessão de aparelhos condicionadores de ar para os consultórios médicos.

EQUIPE E ESPECIALIDADES DO AME ITUVERAVA

“A existência do ambulatório médico de especialidades contribui de forma significativa, garantindo um acesso mais eficiente e eficaz aos cuidados médicos especializados”, enfatiza o diretor médico do AME Luiz Monteiro de Barros Neto.
Atualmente a equipe do AME é composta por 119 profissionais, entre eles 53 médicos de diversas especialidades o quadro conta com 27 administrativos, 17 técnicos, 9 profissionais de nível superior (não médicos) e 13 de apoio.
A coordenadora administrativa do AME, Adriana Cristina da Silva reforça a importância do AME para proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão.
“O AME tem grande importância para Ituverava e região, principalmente no que diz respeito à saúde pública e ao bem estar da população”, observa.

Pontos que destacam a relevância:

  • Acesso aos cuidados especializados, pois antes os pacientes aguardavam mais de 6 meses para conseguir um diagnóstico, delongando o diagnóstico e até mesmo o início do tratamento precoce, o que possibilita uma maior chance de cura e menos danos ao paciente
  • Consultas, exames e procedimentos em um único lugar
  • 90% dos laudos dos exames já são liberados no término da realização
  • Vários exames que nem os convênios disponibilizam na cidade
  • Atendimento humanizado, dentre outras
Fachada do
AME Ituverava