APAE realiza evento digital de conscientização ao Autismo

Foto de arquivo de Semana Mundial de Conscientização do Autismo

Semana Mundial de Conscientização do Autismo começa na próxima segunda-feira, com palestras e live com profissionais

Em 2 de abril, foi instituído como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e para celebrar a data, a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Ituverava programou uma série de ações educativas sobre o universo autista, que acontecem a partir da próxima segunda-feira, 29 de março.
Neste ano, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Semana Mundial de Conscientização do Autismo ocorrerá 100% de forma virtual, por meio das redes sociais da instituição. Diariamente serão disponibilizados vídeos com profissionais que poderão ser acessados de forma gratuita pela população.
A abertura da Semana Mundial de Conscientização do Autismo será feita pelo presidente da instituição, Sebastião Rodrigues de Carvalho Neto juntamente com a diretora pedagógica, Lucymara Sanches. Haverá também uma projeção em vídeo sobre “Primeiros Sinais do Autismo”, apresentado pela psicóloga Tatiane Brazão.
Para o dia seguinte, estão programadas duas palestras, sendo uma delas sobre “A importância da intervenção precoce no autismo”, proferida pela pedagoga Roberta Bernardo, e a outra, abordando o tema “Medicação: a importância do uso correto de psicotrópicos”, pela enfermeira Josilene Sandoval.
No dia 31 de março, a assistente social Jacqueline Ferreira discorrerá sobre “Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”.

Participação da comunidade
Abrindo espaço à participação da comunidade, no dia 1º de abril, a mãe de um autista incluso na Rede Regular de Ensino fará um relato sobre o aluno, após estimulação no PATEA (Programa de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista) na APAE.

Transmissão ao vivo
No mesmo dia está prevista uma live com a psicóloga Elisângela Mantovani, que irá discorrer sobre “Autismo em prática: Cuidando do cuidador”, às 13h30, com sorteio de brindes. Para finalizar o evento, no dia 2 de abril, será disponibilizado um vídeo com o tema é “Amar um autista é…”.

Evento
A diretora pedagógica da APAE, Lucymara Bertinatto de Carvalho Sanches fala sobre o evento, que foi elaborado com o objetivo de levar informação à população sobre o transtorno espectro autista e dar visibilidade ao tema.
“Trata-se uma iniciativa muito importante para os alunos/assistidos pela APAE, pois promove a conscientização de que cada pessoa, por mais diferente que seja, tem direito a se desenvolver dentro dos seus limites, ser respeitada e receber um tratamento digno”, afirma.
Ela ainda ressalta a importância de promover a discussão sobre o tema e a relevância do trabalho desenvolvido pela APAE. “Trabalhamos pela inclusão social, bem estar e por melhor qualidade de vida junto a família e sociedade. Por todos esses fatores, discutir sobre esse tema é essencial para que as famílias dos alunos saibam que elas têm direitos e deveres dentro da comunidade que vivem, aceitando suas diferenças e respeitando suas potencialidades”, completa Lucymara Sanches.

Sobre o transtorno
O autismo não tem causas conhecidas. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação ou interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.
Pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. Apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo
A data foi criada em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas). Neste dia, cartões-postais de todo o mundo se iluminam de azul, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade.
O objetivo é alertar adultos e crianças sobre a importância de se informar a respeito do autismo, cada vez mais diagnosticado em todo o mundo por conta de maior disseminação de informação.

Instituição
A APAE de Ituverava, que é referência na Alta Mogiana em atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), atualmente atende a 50 alunos no PATEA (Programa de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista).
A instituição conta com uma equipe multidisciplinar, formada por 80 profissionais das áreas de Saúde, Educação e Assistência social, sendo nove pedagogos no PATEA, duas psicólogas, enfermeira padrão, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, fisioterapeuta, um médico psiquiatra e sete monitoras.