Aprenda a fazer receitas juninas criativas e bastante saborosas

Além das danças, trajes e brincadeiras típicas, as festas juninas são marcadas pelos saborosos pratos doces e salgados. Confira algumas receitas tradicionais e outras bastante inovadoras e se delicie:

*Brigadeiro de batata doce

Ingredientes:
1 beterraba crua (sem casca) e picada
3 batatas doces (médias) cozidas e amassadas
100 ml de leite de coco
1 xícara e meia de açúcar demerara
100 gramas de coco ralado

Modo de preparo:
Amasse as batatas cozidas com a ajuda de um mixer ou bata-as no processador para que fiquem bem lisinhas. Nesse meio-tempo, no liquidificador, bata o leite de coco e a beterraba. Em seguida, em uma panela, despeje o purê, o leite de coco batido com a beterraba, o açúcar e o coco ralado.
Leve a mistura ao fogão. Quando começar a levantar fervura, abaixe o fogo e continue mexendo vigorosamente até apurar bem (por cerca de 25 minutos) e desgrudar por completo da panela.
Para finalizar, despeje o doce num refratário e deixe esfriar. Com a massa em temperatura ambiente, enrole como um brigadeiro e passe no coco ralado.

*Curau

Ingredientes:
200g de milho verde
200 ml de leite de coco fresco
3 colheres (sopa) de coco fresco ralado
3 colheres (sopa) de açúcar de coco
1 colher rasa de óleo de coco

1 ovo
1 colher de fermento em pó
Canela em pó a gosto

Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador (exceto o fermento em pó) até obter um creme homogêneo. Em seguida, acrescente o fermento e bata mais uma vez. Passe a mistura para uma forma de silicone ou uma assadeira untada com óleo de coco e fubá, e leve ao forno (pré-aquecido) por cerca de 40 minutos. Para finalizar, polvilhe canela em pó a gosto.

*Paçoca caseira

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de amendoim torrado e sem pele
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal

Modo de preparo:
No liquidificador, coloque o açúcar, o amendoim e o sal. Bata tudo até que forme uma textura de farofa fina. Em seguida, despeje em uma tigela e mexa essa farofa com as pontas dos dedos por alguns minutinhos. Transfira a mistura para uma forma, espalhe e aperte bem. Leve à geladeira e deixe por 30 minutos. Por fim, é só cortar em quadradinhos e aproveitar.

Cupcake de fubá e carne seca

Ingredientes:
1 xícara de milho com água
1/2 xícara de óleo
4 ovos

1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara e meia de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento
50g de manteiga
1 cebola picada
1 dente de alho picado
300g de carne seca cozida e desfiada
Sal a gosto
1/4 maço de salsinha picada
1 xícara de requeijão cremoso

Modo de preparo:
Bata o milho, o óleo, os ovos e o parmesão no liquidificador. Enquanto isso, em outra tigela, misture o fubá e a farinha de trigo e junte-os à mistura líquida. Por último, adicione o fermento e incorpore delicadamente. Disponha a mistura do bolo em forminhas de papel e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por, aproximadamente, 20 minutos.
Durante este tempo, refogue na manteiga a cebola, o alho e a carne seca. Corrija no sal (se necessário), adicione a salsinha picada e reserve. Com a massa do cupcake já pronta e o auxílio de um cortador, faça furinhos nos bolinhos e recheie com o requeijão, finalizando com a carne seca por cima.

*Dadinhos de tapioca

Ingredientes:
500g de farinha de tapioca granulada

1 litro de leite
500g de queijo coalho ralado
Sal a gosto
1 pitada de pimenta branca

Modo de preparo:
Aqueça o leite em uma panela e, quando estiver bem quente, desligue o fogo. Em uma travessa, misture o queijo coalho ralado com a tapioca granulada. Em seguida, adicione o leite quente e mexa. Acrescente o sal e a pimenta e continue mexendo até que todos os ingredientes estejam bem misturados.
Despeje a mistura em uma forma coberta com papel filme e cubra a massa por cima também. Em seguida, leve para a geladeira por cerca de duas horas. Quando estiver firme, corte a mistura em cubos e coloque os quadradinhos no forno para dourar. Eles podem ser servidos com geleia de fruta.

*Docinho de abóbora

Ingredientes:
100g de abóbora descascada
50ml de água ou água de coco
1 maçã
1/2 mamão
1/2 pêra

Modo de preparo:
Leve todos os ingredientes à panela de pressão e, quando pegar a pressão, conte 5 minutos e desligue.