Em meio ao sucesso de “Assassinos da Lua das Flores” – filme que tem sido apontado pela crítica como um dos melhores do ano – o talento do cineasta Martin Scorsese mais uma vez ficou evidente.
Considerado um dos grandes nomes da Nova Hollywood – importante movimento cinematográfico que surgiu nos Estados Unidos nos anos 70 – Martin Scorsese é o responsável por um número significativo de clássicos da sétima arte, desde aventuras como “A Invenção de Hugo Cabret” (2011) a suspenses psicológicos como “Ilha do Medo” (2010).
Seus filmes somam diversos prêmios, inclusive um Oscar de melhor diretor por “Os Infiltrados”, de 2006. Também se sobressai como diretor de documentários, sendo aqueles ligados à música os mais relevantes. Dois ótimos exemplos são: “George Harrison: Living in the Material World” (2011) e “No Direction Home” (2005), sobre Bob Dylan.
Veja abaixo cinco filmes essenciais para compreender o trabalho de Scorsese
Taxi Driver (1976)
Solitário e recluso, um homem de 26 anos (Robert DeNiro) começa a trabalhar como motorista de táxi e passa a ter um crescente sentimento de revolta diante da miséria e da violência que estão à sua volta.
Ao mesmo tempo, tenta fazer com que uma jovem prostituta (Jodie Foster) largue seu cafetão e volte para seus pais e para a escola. Destaque para a cena clássica de DeNiro em frente ao espelho dizendo “You talkin’ to me?”.
Touro Indomável (1980)
Robert DeNiro volta a ser protagonista de um filme de Scorsese alguns anos depois, quando interpreta o pugilista Jake LaMotta na narrativa sobre um lutador que vê sua carreira em ascensão ao mesmo tempo que sua vida entra em declínio – na maior parte das vezes por conta de suas ações possessivas e desagradáveis.
Os Bons Companheiros (1990)
Henry Hill (Ray Liotta) narra sua trajetória de garoto que sempre quis ser gângster até o sucesso na vida de crimes, sob proteção do mafioso James “Jimmy” Conway (mais uma vez o ator Robert DeNiro).
Com bons diálogos e cenas memoráveis, se tornou um dos grandes filmes sobre máfia de todos os tempos.
Os Infiltrados (2006)
O jovem policial Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) recebe a difícil missão de se infiltrar na máfia, ao mesmo tempo em que o criminoso Colin Sullivan (Matt Damon) passa a se infiltrar na polícia, como informante do mafioso Frank Costello (Jack Nicholson).
Num jogo de gato e rato, ambos os infiltrados passam a temer que sejam descobertos e assassinados. Destaque para a trilha sonora – algo quase sempre muito marcante nos filmes de Scorsese.
O Lobo de Wall Street (2013)
Leonardo DiCaprio (por enquanto já presente em cinco filmes de Scorsese) vive Jordan Belfort, um ambicioso jovem que depois de ser despedido de uma corretora de Wall Street cria sua própria empresa, enriquece e passa a levar uma vida guiada por tudo aquilo que lhe dá prazer.
Bruno da Silva Inácio é jornalista, mestre em Comunicação e pós-graduado em Literatura Contemporânea, Política e Sociedade e Cultura e Literatura. Atualmente cursa quatro especializações (Cinema, Teoria Psicanalítica, Antropologia e Gestão da Comunicação) e reside em Uberlândia, onde trabalha como assessor de imprensa da Prefeitura.
É autor dos livros “Gula, Ira e Todo o Resto” e “Devaneios e alucinações”, participante de outras quinze obras literárias e colaborador da Tribuna de Ituverava e dos sites Obvious, Provocações Filosóficas e Tenho Mais Discos que Amigos.
Também manteve, entre 2015 e 2019, a página “O mundo na minha xícara de café”, que chegou a contar com 250 mil seguidores no Facebook.