Atleta da equipe de Ituverava garante vaga no Campeonato Brasileiro de Karatê

De vermelho: Luiz Correa, Livia Batista, Cynthia Mourani, Luis Gustavo Mourani, Jonathan Marques, Murilo Alves, Thais Barbosa; Ao fundo: Paulo Lima, Vanderlei Rocha, Marcos Alves e Gabriel Furlan

A francana Lívia Cristina da Silva Batista conquistou o 1º lugar na Terceira Etapa do Campeonato Paulista de Karatê, realizada em SP, dia 26

No último sábado, 26 de junho, foi realizado no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro (Ibirapuera) a Terceira Etapa do Segundo Projeto Karate FPK de competição presencial de karatê, organizada pela Federação Paulista de Karatê, com apoio da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo.
A disputa valia vagas para o Campeonato Brasileiro Confederação Brasileira de Karatê 2021 e seguiu, rigorosamente, todos os protocolos de segurança, com higienização mecânica e desinfecção do ambiente, termômetros na entrada monitorados por profissionais de saúde, totens de álcool gel, luvas para todo o staff, máscaras para os atletas e o necessário distanciamento preconizado pela OMS, Ministério da Saúde e autoridades de saúde Estadual e Municipal.

Equipe
Para a terceira etapa foi mantida a parceria entre as equipes Red Tigers de Ituverava, Cia. de Karatê de Igarapava e Sensei Marcos do Internacional Esporte Clube, que rendeu novamente um bom desempenho e colocação na disputa.
A equipe que representou Ituverava na competição foi formada por cinco atletas Lis Bueno Vieira, Luís Gustavo Mourani Rocha, Jonathan Nogueira Marques Júnior, Francisco Vanderlei da Silva Rocha e Lívia Cristina da Silva Batista, três técnicos Luiz Gabriel Furlan Corrêa, Marcos Roberto Alves e Paulo Henrique Moreira de Lima, os atletas Luiz Carlos Correa e Thais Marlene Barbosa para suporte aos competidores e o fotografo Marcelo Losangof.

Medalhas
A francana Lívia Batista conquistou medalha de ouro na Categoria Sub 21 – Kyu acima e carimbou seu passaporte para o Campeonato Brasileiro, enquanto a ituveravense Lis Bueno garantiu o terceiro lugar na Categoria Sub 10 – Kyu abaixo.
“A Categoria Sub 21 Kyu acima realmente não é fácil, exige muito treinamento e um bom psicológico, considerando que se trata de atletas de alto rendimento que já treinam há muito mais tempo que eu. Em nenhum momento passou pela minha cabeça que seria campeã da categoria, no máximo pensei que chegaria no terceiro lugar”, afirmou a campeã.
“Estou muito feliz com o meu resultado, ainda mais por ter superado cansaço e lesão. Também estou grata por ter pessoas que me apoiam, como os senseis Marcos, Júlio e Gabriel, a equipe toda, minha família e amigos. Vou continuar caminhando um dia de cada vez, a vitória pertence a quem mais acredita e faz por merecer”, afirma a atleta Lívia Batista.
Vale lembrar que a equipe da região já havia conquistado três vagas no Campeonato Brasileiro de Karatê durante a segunda etapa do Campeonato Paulista de Karatê, no dia 29 de maio.

Satisfação
O sensei Luiz Gabriel Furlan Corrêa parabeniza a equipe pela determinação e desempenho alcançado e ressaltou que o resultado é reflexo da dedicação nos treinos diariamente. “Essa parceria é muito importante, pois somos três cidades pequenas que unidas podemos fazer frente às grandes cidades. Cada um contribui com o que tem de melhor”, destaca.
Ainda segundo ele, o sensei Júlio Cesar Pereira não pôde estar presente na competição por estar em fase final de reabilitação, no entanto, ele torceu à distância e tem participação muito importante na formação da equipe e na preparação dos atletas.
“Na reta final de preparação para o campeonato fui acometido pela Covid-19 e precisei ser internado na UTI, mas graças a Deus já tive alta e fiquei muito emocionado quando recebi a notícia que a equipe estava toda organizada e preparada para a viagem. Fiquei ainda mais feliz no sábado à noite, quando liguei o celular e a primeira mensagem que li, foi do secretário de arbitragem da Federação elogiando a qualidade técnica e organização da equipe”, relata o Sensei Júlio César.
O Sensei Marcos ressalta que acredita muito no trabalho em equipe, na união do grupo e esforço de cada um. “Estamos galgando um degrau de cada vez e, certamente, temos muito a aprender uns com os outros e desenvolver a equipe. Vamos dar trabalho”, observa.

Benefícios do esporte
A mãe do atleta Jonathan Nogueira Marques Júnior, Viviane Nogueira, enfatiza como o esporte tem contribuído de forma positiva a rotina do filho. “Nós, mães, conseguimos acompanhar de pertinho o bem que o karatê faz as crianças. O Jonathan treina desde 2019 com o Sensei Gabriel e o desenvolvimento do autocontrole, autoconfiança e determinação é bem notório. A confiança que tenho na equipe é gigantesca e me incluo nessa, somos uma grande família”, declara.

Apoio

A Equipe Red Tigers conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Ituverava e da Farmácia Farmais, a Cia. de Karatê de Igarapava tem o apoio do Grêmio Igarapavense, Projeto Sesi e Secretaria Municipal de Educação de Igarapava e Equipe Sensei Marcos tem apoio do Internacional Clube.

De vermelho: Luiz Correa, Livia Batista, Cynthia Mourani, Luis Gustavo Mourani, Jonathan Marques, Murilo Alves, Thais Barbosa; Ao fundo: Paulo Lima, Vanderlei Rocha, Marcos Alves e Gabriel Furlan