Atletas ituveravenses se classificam para Seleção Paulista de Karatê

Atletas da equipe Red Tigers de Ituverava que participaram das Finais do Campeonato Paulista de Karatê

A equipe Red Tigers de Ituverava disputou no último fim de semana, as Finais do Campeonato Paulista da Federação Paulista de Karatê, realizadas na cidade de São Bernardo dos Campos.
A competição reuniu cerca de 2.500 atletas do mais alto nível do Estado, que disputaram as categorias de Kata (apresentação) e Kumite (luta), do Sub 8 até acima de 70 anos.
Na ocasião, 12 atletas ituveravenses conseguiram se classificar para a Seleção Paulista. A equipe contou com o apoio da Prefeitura de Ituverava, que custeou as inscrições dos atletas que competiram no sábado, 21 e no domingo, 22 de maio.

Desempenho
No sábado, o campeonato teve início com as disputas da categoria Sub 8 ao Sub 18. A equipe ituveravense conseguiu a quinta posição com a carateca Lis Bueno, no kata e quatro sétimos lugares, Vivian Ushirohira e Isabella Maeda, no kata e Lis Bueno e Luis Gustavo Mourani, no Kumite. Os demais atletas não conseguiram garantir um lugar no top 10 do campeonato.
As medalhas vieram somente no domingo, com o lutador Luiz Correa, que conquistou dois ouros no Kata. No Kumite, Francisco Bernardes e Gustavo Maeda garantiram bronze, além da quinta colocação no Kata. Ainda no domingo, o Sensei da equipe Gabriel Furlan, conquistou um troféu pela a sétima posição no curso de técnicos.

Seleção Paulista
Após a competição, na quarta-feira, 1º de junho, foi divulgada a convocação da Seleção Paulista e para felicidade da Red Tigers, 12 atletas ituveravenses foram selecionados para a disputa do Campeonato Brasileiro. A convocação foi possível graças às primeiras posições ocupadas pelos atletas da equipe no ranking.
O Campeonato Brasileiro é dividido em dois caminhos: o mais curto que consiste em uma etapa única e é direcionado para as Categorias Master (acima de 32 anos) e Para-karatê (voltado a pessoas com deficiências visuais, intelectuais e cadeirantes), que será disputada em Fortaleza no mês de dezembro.
Já o caminho mais longo, se divide em seis etapas classificatórias (zonais) e uma final. A equipe Red Tigers de Ituverava disputará a zonal de Uberlândia e a final, na cidade de São Paulo.

Equipe Red Tigers
A equipe de Ituverava compõe a equipe Cia. de Karate do Interior que conta também com atletas de Igarapava, coordenados pelo Sensei Júlio e de Ribeirão Corrente, sob a coordenação do Sensei Marcos.
Esta maneira, ao todo, a equipe Red Tigers conquistou 3 medalhas de ouros e 4 de bronze durante as Finais do Campeonato Paulista da Federação Paulista de Karatê, além de 20 convocações para a Seleção Paulista de 2022.
Com o resultado, a delegação assegurou a 20ª posição no ranking, com mais convocações do Estado de São Paulo, de um total de 172 equipes.

Agradecimento

O sensei Gabriel Furlan agradece o apoio que a equipe tem recebido, em especial, do prefeito Luiz Araújo. “Agradecemos ao prefeito Luiz Araújo por ter nos auxiliado através da Secretaria de Esportes, com o pagamento das inscrições dos atletas para as Finais do Campeonato Paulista”, agradece.
“A equipe de Ituverava também tem buscado empresas parceiras interessadas em apoiar e ter sua marca vinculada a essas conquistas, visto que os custos são muito elevados. Por exemplo, a inscrição de uma categoria no zonal de Uberlândia custa R$ 350 portanto, todo apoio neste momento é fundamental”, enfatiza Furlan.