Bate-Bola

João Donizete de Almeida

Idade: 62 anos
Nome da esposa: Joana D’Arc Gomes de Almeida
Filhos: Roberta Gomes e João
Henrique de Almeida (in memoriam)
Profissão: Assessor de esportes
Filiação: Benedita Louzada e Nicanor de Almeida
Onde nasceu: Capivari da Mata – Distrito de Ituverava

Já jogou futebol? Qual a posição? Em quais times?
Jogo futebol desde criança, e passei por várias equipes, como São Benedito da Cochoeirinha, União (Ituverava). Depois me profissionalizei e joguei na Guairense, Barretos, Botafogo e Comercial de Ribeirão Preto, Matsubara (PR), Rio Preto, Catanduvense, Bandeirantes de Birigui, Corumbaense Mato Grosso, Operário de Várzea Grande e Grêmio de Maringa (PR). Minha posição de origem é quarto-zagueiro, mas jogo em todas as posições, exceto como goleiro.

Para qual time você torce? Por quê?
Torço pelo Santos FC, por influência de um primo mais velho. Fico feliz por ter escolhido certo, pois ser santista é um grande prazer.

Para qual time você jamais torceria? Dê três motivos. E para qual torceria em segundo lugar?
Como a maioria dos esportistas não torceria pelo Corinthians e, os motivos são vários: primeiro os torcedores se acham os melhores do mundo. Segundo a torcida não respeita ninguém e nas arquibancadas se transforma. Mas sempre me dava muito prazer jogar contra os Gambás e ganhar, claro.
Em segundo lugar torceria pelo São Paulo em respeito ao mestre Tele Santana que era um técnico fantástico

Qual foi o melhor jogador que já atuou pelo seu time e qual a melhor formação de todos os tempos? Descreva um momento inesquecível do seu time.
Acredito que não só os santistas consideram o Pelé, mas o mundo todo admira o “Rei do Futebol” o “Atleta do Século”.

Com a vinda de Rafinha e Davi Luiz, para o Flamengo, Daniel Alves para o São Paulo, entre outros profissionais, você acredita que vai melhorar o nível do futebol brasileiro?
Claro que vai melhorar muito, porque são de nível altíssimo e profissionais dentro e fora de campo, pois são atletas vitoriosos. Eles serão exemplo para os mais novos.

Quais os quatro principais cotados para conquistar o Campeonato Brasileiro deste ano?
Pelo futebol que estão jogando, penso que serão Flamengo, Palmeiras, Santos e Internacional.

Quais as quatro equipes cotadas para serem rebaixadas no Campeonato Brasileiro deste ano?
Três estão praticamente rebaixados, Avaí, Chape, CSA, mas correm risco Vasco e Fluminense.

Qual sua opinião sobre VAR?
Uma ótima ferramenta para ajudar a arbitragem, mas as decisões devem ser mais rápidas.

Você considera o técnico Tite o ideal para comandar a Seleção Brasileira?
Até achava isso quando estava servindo o clube [Corinthians] mas, agora, na seleção não está acrescentando nada em termos de evolução tática, vive de Neymar. Com ele no comando o Brasil nunca será campeão mundial.

Você prefere o sistema de competição, por mata-mata, como no Campeonato Paulista, ou por pontos corridos, como no Brasileirão? Por quê?
Eu prefiro pontos corridos, que oferece muito mais emoção, pois muitas coisas irão acontecer nesse segundo turno, podem esperar.

Cite o nome completo de três torcedores de outros times e mande um recado para eles. Mande também um recado para todas as torcidas do Brasil.
Vou citar os amigos Cimar de Oliveira e Francielle Almeida: torcedores fanáticos dos gambás: esse ano vocês corintianos não vão ganhar nada e vão sofrer muito nesse 2º turno. Aguardem. Jade Emília seu Porco [Palmeiras] não está com nada, será engolido pelo Flamengo.
Uma lembrança agradável é quando eu jogava no Morumbi ou no Mineirão lotados, com as torcidas eufóricas, não tinha como não arrepiar era uma sensação maravilhosa, pois os torcedores são a alma do espetáculo.