Bate-Bola

Clóvis Nicolino Junior (“Zetti”)

Idade: 42 anos
Nome da esposa: Josiane Rossetto
Filhos: Gustavo Augusto F. Nicolino
Profissão: Advogado
Filiação: Clóvis Nicolino e Maria Aparecida Teixeira Nicolino
Onde nasceu: São Paulo, Capital

Já jogou futebol? Qual aposição? Em quais times?
Sempre joguei futebol, e ainda continuo jogando na posição de goleiro, inclusive já passei por vários times de futsal de Ituverava e região.

Para qual time você torce? Por quê?
Torço pelo São Paulo Futebol Clube por influência de um tio fanático pelo Tricolor do Morumbi, que ainda vai muitas alegrias aos seus torcedores.

Para qual time jamais você torceria? Dê três motivos. E para qual torceria em segundo lugar?
Na verdade, não gosto de times que ganham do meu. Detesto o Grêmio, campeão brasileiro em cima do São Paulo em 81, com gol do Baltazar. Detesto o Vasco, campeão brasileiro em 89, com gol do Sorato. Detesto o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil em 2000. Detesto o Internacional, campeão da Libertadores em 2006. Mas gosto, e até torço pelo Atlético Mineiro – pois o São Paulo foi campeão brasileiro em 1977, em cima do Galo. Gosto do Barcelona da Espanha, nosso freguês de sempre que, inclusive fomos campeões de um torneio ganhando deles com Romário & Cia.

Qual foi o melhor jogador que já atuou pelo seu time e qual a melhor formação de todos os tempos? Descreva um momento inesquecíveis do seu time.
Tive o prazer e o privilégio de viver uma época em que o futebol brasileiro tinha grandes craques, que tínhamos como ídolo e referência. Portanto, por eu ser goleiro, posso afirmar que o melhor jogador do São Paulo, na posição de goleiro, foi o multicampeão Zetti, um dos melhores goleiros da história, de quem, inclusive ‘herdei’ seu nome como apelido. A melhor formação do São Paulo: Zetti, Cafu, Dário Pereira, Oscar, Leonardo, Raí, Kaká, Pedro Rocha e Gerson, Careca e Muller.
Vivenciei vários momentos inesquecíveis do São Paulo, mas o que mais me marcou foi o final da Libertadores de 2005, quando conquistamos o tricampeonato da competição.

Quais os quatro principais cotados para conquistar o Campeonato Brasileiro deste ano? E para serem rebaixadas no Campeonato Brasileiro deste ano?
O Palmeiras está muito forte e regular na competição, mas também podem chegar Flamengo, Cruzeiro e Internacional. Neste momento do campeonato, estão cotados para serem rebaixados CSA, Avaí, Chapecoense e Fortaleza.

Você considera o técnico Tite o ideal para comandar a Seleção Brasileira? Por quê?
Longe do ideal. Tite é de muito conceito e, na prática, não acrescenta nada para a Seleção Brasileira. O futebol da Seleção está aquém da sua possibilidade e o técnico Tite não está conseguindo mudar isso.

Você prefere o sistema de competição, por mata-mata, como no Campeonato Paulista, ou por ponto corrido, como o Brasileirão? Por quê?
Prefiro por pontos corridos pois, ao final, privilegia o time mais regular durante o campeonato.

Cite o nome completo de três torcedores de outros times e mande um recado para eles. Mande também um recado para todas as torcidas do Brasil. O principal recado que deixo é: “Paz nos Estádios”. Aos amigos Maurício Machado Ferreira (Max Gás) – corintiano; Luiz Carlos Mariano (“Dulé”) – palmeirense e para Alexandre Vigarani (“Alê”) – santista: “Aguardem, depois da parada da Copa América, o São Paulo virá com tudo (rs)”.