Bate-Bola

Eurípedes Donizete Barbosa

Idade: 57 anos
Estado civil: Solteiro
Profissão: Funcionário Público Estadual – Oficial de Justiça
Filiação: Hermelindo José Barbosa e Maria José da Silva Barbosa (ambos falecidos)
Onde Nasceu: Miguelópolis – SP

Já jogou Futebol? Qual a posição? Em quais times?
Apesar de sempre ter gostado de futebol, nunca joguei, mesmo porque era um tremendo “perna de pau” (rs).

Para qual time você torce? Por quê?
Torço, com muito prazer, pela Sociedade Esportiva Palmeiras. Comecei a me impressionar pelo time por causa dos gols de cabeça do “Leivinha”. Era um tremendo centroavante cabeceador. Isso remonta o ano de 1974. Foi uma paixão que deu certo.

Para qual time você jamais torceria? De três motivos. E para qual torceria em segundo lugar?
Em particular a gente até brinca, mas colocar nossa opinião assim em público acho deselegante, pois tenho grandes amigos que torcem para outras agremiações de São Paulo e outros estados. Se não fosse palmeirense, seria torcedor do Santos Futebol Clube em homenagem ao meu saudoso pai, com quem aprendi a gostar de futebol ouvindo as narrações de Fiori Giglioti, na Rádio Bandeirantes, em um pequeno rádio de pilha.

Qual foi o melhor jogador que já atuou pelo seu time e qual a melhor formação de todos os tempos? Descreva um momento inesquecível do seu time.
Foram vários, mas dos que assisti atuando foi o super craque Alex. O momento inesquecível foi a conquista da Taça Libertadores de 1999, quando a torcida dos outros times era grande para a gente continuar na fila.

Qual a sua opinião sobre a parada do Campeonato Brasileiro devido a Copa América? Será importante ou prejudicial para as equipes?
Até o ano passado tinha uma opinião, pois achava que seria muito prejudicial, todavia, o Felipão me fez pensar diferente. O time estava em quinto lugar com a parada da Copa do Mundo e acabou chegando em primeiro. Então, é uma questão relativa.

Quais os quatro principais cotados para conquistar o Campeonato Brasileiro deste ano?
Acredito que o Palmeiras tem condições de chegar em primeiro lugar, mas Flamengo, Santos e Atlético Mineiro também têm possiblidades. Como o campeonato é longo podemos ter surpresas.

Quais as quatro equipes cotadas para serem rebaixadas no Campeonato Brasileiro deste ano?
A briga na parte de baixo da tabela, Avaí, CSA, Ceará e Fortaleza são fortíssimos candidatos para serem rebaixados, mas pode haver alterações.

Você considera o técnico Tite o ideal para comandar a Seleção Brasileira?
Não considero. Ele é técnico de clube, portanto, não o considero o técnico ideal para a Seleção Brasileira, ainda mais que ele está nas mãos de patrocinadores fortíssimos.

Você prefere o sistema de competição, por mata mata, como no campeonato Paulista, ou por pontos corridos, como no Brasileirão? Por quê?
Gosto do sistema atual, por pontos corridos, que privilegia quem tiver mais competência ao longo do campeonato. Mata mata é um sistema ingrato, pois dá a sensação de privilegiar os piores colocados.

Cite o nome completo de três torcedores de outros times e mande um recado para eles. Mande também um recado para todas as torcidas do Brasil.
Eurípedes Ferreira da Silva (“Pim”) – corintiano, que me levou pela primeira vez a um estádio de futebol para ver o meu Palmeiras. A ele, minha eterna gratidão. Persival Monteiro da Silva – são-paulino moderado e Renilton Peres de Melo – corintiano fanático. Um forte abraço a todas as torcidas dos times adversários.