Bate-Bola

Lucas Mendonça de Castro

Idade: 21 anos
Filiação: Paulo César de Castro e Ione Márcia Mendonça de Castro
Nome da namorada: Rhaynara Machado de Oliveira
Profissão: Estudante do 4° ano de Direito na FAFRAM, estagiário na Delegacia de Polícia de Ituverava e comerciante (Cachaçaria Alambique)
Onde nasceu: Ituverava

Já jogou futebol? Qual a posição? Em quais times?
Sempre joguei futebol entre amigos, apenas por lazer. Jogava como atacante e dos bons (risos).

Para qual time você torce? Por quê?
Torço pelo o São Paulo FC desde muito pequeno, pois segui os passos do meu tio e padrinho Itamar de Oliveira Mendonça que me mostrou que o São Paulo sempre teve os melhores times, conquistou os mais importantes títulos e o é melhor da história, opinião compartilhada do outro tio Ivo de Oliveira Mendonça.

Para qual time você jamais torceria? Dê três motivos. E para qual torceria em segundo lugar?
Sem sombra de dúvidas eu, e a maioria absoluta de brasileiros, jamais torceríamos pelo Corinthians. Os motivos são vários:- 1° motivo – é pelos frequentes casos de polêmicas com a arbitragem, sempre favorecidos com o famoso “apito amigo”. 2° – pelos próprios torcedores, muitas vezes enjoados no último grau e, em 3° – mas não menos importante, os Gambás só conseguiram títulos importantes recentemente (menos de 10 anos) como uma Libertadores de América. Em segundo lugar torceria pelo Botafogo de Ribeirão Preto, a Pantera.

Qual foi o melhor jogador que já atuou pelo seu time e qual a melhor formação de todos os tempos? Descreva um momento inesquecível do seu time.
O melhor jogador que já atuou pelo São Paulo foi o mito Rogério Ceni, sempre vitorioso, líder em campo e habilidoso na defesa e nas cobranças de falta. A melhor formação foi a que conquistou o Mundial de Clubes em 2005 e, logo em seguida, a formação do tri campeonato Brasileiro de 2006 até 2008, mesmo havendo algumas mudanças de jogadores a formação era sensacional.

Você acredita que com as contrações de jogadores de alto nível que vieram do exterior melhorou o nível do futebol brasileiro? Acredita que essa política deve continuar este ano? Por quê?
Acredito que sim, melhorou e deve continuar evoluindo, pois eles deram mais visibilidade mundial ao nosso futebol e, dentro de campo, puderam acrescentar bastante com mais experiência. É um fato bem positivo para o nosso futebol.

Você considera que os técnicos estrangeiros são melhores do que os brasileiros? Por quê?
Acredito que não, todos têm o mesmo potencial, o que diferencia os técnicos brasileiros dos estrangeiros são os jogadores, pois se comparamos os elencos de times brasileiros com os europeus existe um grande abismo. Aí sim, está a diferença.

Na sua opinião, os campeonatos regionais, como o Paulistão, despertam o mesmo interesse que o Brasileirão? Por quê?
Na minha opinião sim, pois se você é um torcedor fanático, apaixonado e vibra sempre com o seu time, qualquer campeonato tem o mesmo interesse e a mesma intensidade.

Você acredita que times de menor expressão (do interior) possam chegar à final do Paulistão 2020? Quais times você acredita que poderiam chegar à final?
Acredito que não pois, infelizmente, ainda existe uma diferença muito grande entre as equipes por diversos fatores. Entendo que a principal é o dinheiro, que desequilibra os investimentos e coloca uma grande barreira entre eles.

Qual sua opinião sobre VAR? Ele veio para ficar?
Ao meu ver o VAR foi positivo, pois já estava mais do que na hora acabar com os “apitos amigos” e, é um ótimo auxílio aos árbitros. Acredito que ele veio para ficar.

Você considera o técnico Tite o ideal para comandar a Seleção Brasileira? Se não, qual você escolheria?
O Tite está bem preparado e, ainda é o ideal para a Seleção Brasileira conquistar o hexacampeonato.

Qual sua opinião das mulheres no futebol. Elas estão ganhando espaço?
Acho muito bacana o futebol feminino, comparado com anos anteriores está ganhando espaço porém, ainda existe uma grande diferença entre os gêneros no futebol, o que poderia mudar se houvesse mais incentivos e investimentos no futebol feminino, algo que seria imensamente positivo.

Você acha que o futebol feminino pode, em curto espaço de tempo, ter a mesma repercussão que o masculino?
Acredito que não, pois infelizmente ainda vai demorar muito que isso aconteça.

Você prefere o sistema de competição por mata-mata, como no Campeonato Paulista, ou por pontos corridos, como no Brasileirão? Por quê?
Por mim tanto faz, acredito que ambos são muito eletrizantes, porém cada qual com o seu tipo de vibração.

Cite o nome completo de três torcedores de outros times e mande um recado para eles. Mande também um recado para todas as torcidas do Brasil.
Em primeiro lugar a mensagem vai para quatro corintianos: o meu amigo Gabriel Pereira Silva, meu tio Iris de Oliveira Mendonça (“Iris da VM”), meus primos, William Vieira de Oliveira Mendonça (“Wiliam da VM”) e Jordano Pereira Lima (“Jordano do Santander”): ainda vou ver vocês trocarem de time e, tomem muito cuidado, porque o Corinthians pode ficar pior que ano passado (risos). A outra mensagem vai para o meu pai Paulo César de Castro: ainda dá tempo do senhor trocar o Santos pelo São Paulo, não desanime. Por último, o recado é para o meu amigo Colorado Ed Carlos Zanella Filho: Edim, bora torcer para o Grêmio esse ano, está na hora de você trocar o Vermelho (internacional) pelo Azul (Grêmio) (risos).