Boa Vista SCPC e ACII oferecem nova consulta ao Cadastro Positivo

A pandemia do novo coronavírus trouxe um cenário crítico para as finanças dos brasileiros e para os caixas das empresas de todo o país. Com o isolamento social e o fechamento das empresas, o crescimento do desemprego aumentou no país, refletindo no risco de inadimplência dos consumidores e empresas.
No momento atual de retomada da economia, a palavra de ordem é negociar com segurança e conhecer a reputação do consumidor que procura por crédito, seja Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ), para se ter previsibilidade nos recebíveis e reduzir a inadimplência das empresas.
Diante deste novo cenário global, a consulta ao Cadastro Positivo, segundo o diretor do SCPC da Associação Comercial Industrial de Ituverava (ACII), Vicente Paulo Vieira Junior, se faz extremamente importante, uma vez que possibilita a empresa que concede o crédito conhecer o histórico de pagamento do cliente.
“Este banco de dados reúne informações importantes, valorizando o pagamento em dia de compromissos financeiros e, desta forma, destacando o consumidor que não atrasa seus pagamentos, assim a empresa pode fazer uma avaliação mais criteriosa de quem está solicitando o crédito”, disse.

Novas consultas
“Quem concede crédito no mercado precisa de um sistema que possa auxiliar para uma negociação assertiva, eliminando possíveis riscos de inadimplência futura. As novas consultas ao SCPC vieram para revolucionar esse novo mercado, pois possibilita conhecer o histórico do consumidor seja ele (PF) ou (PJ), uma vez que o banco de dados e as novas tecnologias de comportamento contém o histórico de adimplência, inadimplência e outras informações exclusivas da Boa Vista SCPC que potencializam o (SCORE)”, explica Vicente Júnior.
“Essa nova tecnologia é uma ferramenta para ajudar as empresas associadas à ACII em suas negociações, trazendo mais segurança e oportunidade de negócios. Hoje, através da Boa Vista SCPC uma empresa de pequeno porte tem a mesma ferramenta de análise de crédito de grandes bancos e financeiras, isso possibilita uma maior competitividade no mercado e uma forma de buscar novos clientes para, possibilitando, através das novas consultas adquirir uma carteira de clientes saudáveis”, destaca o diretor.

Como é construído o Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo é um banco de dados com histórico de pagamento do consumidor e de cada empresa, com informações relacionadas a pagamentos sejam elas em dia ou em atraso, desde contas básicas do cotidiano, como energia, telefone, aluguel, boletos, crediário, financiamento, cartão de crédito e etc.
O registro dessas informações é realizado através do CPF ou CNPJ e, é atualizado automaticamente e rotineiramente pela Boa Vista SCPC. Essas informações são entregues através das novas consultas ao SCPC onde farão parte do cálculo do (SCORE).
“Assim, o pagamento em dia do cliente gera uma informação positiva no sistema, o atraso do pagamento gera uma informação negativa. Quanto mais alta a pontuação do SCORE, maior segurança terá a empresa ao aprovar sua venda ou negociação”, ressalta Vicente Júnior.

Entenda melhor o SCORE
‘O SCORE é uma ferramenta alimentada por informações, onde os Birôs de Crédito julgam ser necessários para serem avaliados. Por exemplo, antes do Cadastro Positivo ser aprovado por Lei em 2019, já existia o SCORE com informações que eram utilizadas para serem calculados o risco de inadimplência de uma pessoa ou empresa.
Após a aprovação do Cadastro Positivo, a Boa Vista SCPC tem utilizado essas informações para complementar o cálculo do SCORE dos consumidores e empresas que solicitam o crédito. “A Boa Vista SCPC é uma das pioneiras do Cadastro Positivo e da ferramenta SCORE, utilizando em seus relatórios analíticos a maior tecnologia de informações de comportamento de consumidores, sejam eles PF ou PJ”, observa Vicente.
O SCORE é uma pontuação que vai de 0 a 1.000, indicando quais as chances de um determinado perfil pagar as contas corretamente nos próximos meses. “O SCORE de crédito é um dos itens avaliados na concessão de empréstimos, financiamentos, cartões e crédito pessoal. Através da Boa Vista SCPC essa ferramenta já chegou ao alcance dos associados da Associação Comercial de Ituverava e vem beneficiando as empresas com um produto de alta tecnologia e informação”, enfatiza o diretor do SCPC da ACII.
“Hoje a avaliação de crédito através da Boa Vista SCPC não se remete apenas em estar com o nome limpo, as novas consultas permitem que a empresa conheça o histórico do cliente através das novas informações oferecidas pelos bancos de dados citados, desta forma, potencializando as consultas ao SCPC. É importante destacar que a aprovação final do crédito é de responsabilidade da empresa que esta concedendo o crédito, a consulta trará os dados para que a empresa avalie o cliente, porém cada uma trabalha com o seu critério de aprovação”, ressalta o diretor do SCPC da ACII, Vicente Vieira.