Brasil vence Alemanha na estreia nas Olimpíadas com três gols de Richarlison

Richarlison sai para comemorar enquanto o zagueiro Pieper fica caído em um dos gols do Brasil contra a Alemanha – Imagem: Phil Noble/Reuters

Com três gols marcados num intervalo de 23 minutos no primeiro tempo, a seleção brasileira começou as Olimpíadas de Tóquio com vitória no futebol masculino: 4 a 2 para cima da Alemanha com três gols marcados por Richarlison e outro de Paulinho já nos acréscimos. Amiri e Ache descontaram no segundo tempo para os atuais vice-campeões olímpicos na partida de abertura do Grupo D realizada no Estádio Internacional de Yokohama.
Foi apenas a quarta vez na história em que um jogador do Brasil marca três gols em um mesmo desafio do futebol masculino nos Jogos Olímpicos, a primeira numa estreia. Gérson, Romário e Bebeto foram os outros — o último deles em 1996.
O próximo jogo do Brasil será domingo, 25 de julho, às 5h30 (de Brasília), contra a Costa do Marfim — que também venceu na primeira rodada. Já a Alemanha tenta se recuperar no mesmo dia, três horas mais tarde, diante da Arábia Saudita.

Atuação de destaque
Escalado como atacante central, mas com muita liberdade para se movimentar entre as linhas de marcação da Alemanha, Richarlison teve atuação de destaque na estreia do Brasil com três gols marcados no intervalo de 23 minutos no primeiro tempo.
Confiante, venceu a maioria dos duelos pessoais com dribles, jogo físico e qualidade nas finalizações com o apoio dos companheiros de ataque. No segundo tempo teve uma queda física e foi substituído.

Santos e Diego Carlos falham
Depois de ser vazada três vezes no primeiro tempo, a Alemanha reconstruiu seu sistema de marcação e na etapa complementar esboçou alguma reação. Mas só conseguiu balançar as redes em falhas individuais do Brasil.
Primeiro, o goleiro Santos não conseguiu se recuperar depois de um quique da bola no gramado após finalização de Nadiem Amiri e tomou o gol, e depois Diego Carlos errou o tempo de bola numa bola cruzada e permitiu que Ragnar Ache fizesse o segundo, o que gerou minutos de tensão no fim do jogo.

Próximos jogos da seleção

Brasil x Costa do Marfim
25/07 – 5:30h (Horário de Brasília)

Brasil x Arábia Saudita
28/07 – 5h (Horário de Brasília)