Brasileiros assinam em média oito serviços de streaming

Dados da Serasa Experian apontam que existem quase 25 milhões de brasileiros que fazem assinatura de algum tipo de serviço de streaming.

O brasileiro mantém, em média, a assinatura de oito serviços de streaming. É o que indica um estudo feito pela Comscore, com patrocínio da Siprocal, sobre o panorama de Connected TV (CTV).
Nesse sentido, o levantamento – divulgado pelo site Tudo Celular – levou em conta os números em sete países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.
Na comparação com a média da América Latina, a população brasileira consome mais conteúdo pago e menos gratuito. Além disso, o número total de assinaturas cresceu 72% em relação aos números de 2022.

TV Conectada
Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil, falou sobre o assunto.
“O crescimento da TV Conectada e do streaming segue impressionando quem acompanha esse mercado de perto. Já passamos da fase de descoberta de novas plataformas”.
“Vemos agora os consumidores com poder para escolher, entre diversas opções, o que realmente lhes é mais conveniente. Os anunciantes estão seguindo esse movimento, compreendendo e alavancando oportunidades para impactar sua audiência. Há ainda muito potencial para expansão publicitária em CTV”, disse.
Em geral, a categoria de TV conectada levou em conta quaisquer dispositivos capazes de transmitir vídeo, série ou filme. Por exemplo, as smart TVs, set-top box, consoles e dispositivos de transmissão como Roku e Apple TV, estão inclusos nessa classificação.
Nesse sentido, 96% dos brasileiros consomem conteúdo pela Smart TV.

Dispositivos
Enquanto isso, os dispositivos ficaram com 20%, ao passo que 16% representaram o set-top box, mesmo percentual dos consoles.
Esse é um ponto interessante sobre o assunto, já que a ausência de anúncio é um dos motivos dos clientes assinarem as plataformas. No entanto, nota-se a aplicação de propagandas mesmo em planos pagos.

Vale a pena
Vale mencionar que 48% dos entrevistados acreditam que é melhor pagar um valor a mais para não ver publicidade, em vez de ter acesso a conteúdo gratuito com propagandas.
Além disso, pessoas entre 18 e 24 anos são mais exigentes, com 46% desejando publicidades que se relacionem com seus interesses.
Paulo Fernandes, General Manager da Siprocal no Brasil, afirmou que “o uso responsável de dados não somente permite o acesso certeiro ao público de interesse do anunciante, como também favorece outros grandes diferenciais do formato, como brand safety, transparência na operação e clareza na análise de desempenho das campanhas e entrega de resultados”.
“Embora ainda seja preciso superar uma barreira de adoção do formato, por ser menos conhecido do que outros já consolidados no mercado, CTV espera um crescimento sólido nos próximos 5 anos, com ganho de popularidade, novas tecnologias e certamente mais marcas utilizando o espaço para se comunicar com seus consumidores”, completa.

Número de assinantes no Brasil

De acordo com informações levantadas pelo Serasa Experian, existem quase 25 milhões de brasileiros que fazem assinatura de algum tipo de serviço de streaming.
Atualmente, o Serasa Experian conta com cerca de 186,4 milhões de CPFs cadastrados em sua plataforma. Em uma pesquisa feita, 12,8% desse número são de pessoas que têm assinaturas de serviços de streaming. Essa porcentagem representa cerca de 23,8 milhões de brasileiros.