“Campanha do Miguel” arrecada itens de inverno para moradores de rua

O garoto Miguel que idealizou a campanha de arrecadação para moradores de rua

A ação idealizada pelo garoto Miguel de Freitas Advincula Joazeiro, e desenvolvida pelo Grupo Mãos Dadas

O inverno nem começou, mas Ituverava já vem sofrendo com as baixas temperaturas. Na semana passada, os termômetros chegaram a marcar 0,7° na cidade, temperatura recorde até então para 2022.
A queda brusca das temperaturas não só surpreendeu os moradores como, também, disparou o alarme sobre a situação daquela parcela mais vulnerável da população: as pessoas que vivem nas ruas.
Na busca por acolher e levar conforto às pessoas que se encontram nesta situação, a sociedade civil tem se mobilizado, formando uma grande onda de solidariedade.
Entre as iniciativas, está a do pequeno Miguel de Freitas Advincula Joazeiro, 6 anos, que apesar da pouca idade, já demonstra ter a solidariedade correndo em suas veias, assim como a sua mãe, a filantropa Roberta Foroni de Freitas, uma das idealizadoras do Grupo Mãos Dadas.

Campanha
A proposta idealizada pelo garoto surgiu durante um passeio de carro com os pais e consiste em arrecadar itens de vestuário de inverno, como roupas, meias, toucas, luvas e cobertores para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade nos períodos de clima frio.
A Campanha do Miguel foi rapidamente adotada pelo Grupo Mãos Dadas e seguirá sendo realizada na cidade visando a chegada da estação mais fria do ano, o inverno, no dia 21 de junho.
Emocionada com o gesto do filho, Roberta Foroni, conta como a ideia da campanha surgiu.
“Em uma noite fria enquanto andávamos de carro, ele se lamentou dizendo estar com muita pena de quem dormia na rua. O questionei sobre o que poderíamos fazer em relação a isso e quando ele respondeu de uma maneira super espontânea que poderíamos fazer uma grande campanha de arrecadação de itens de inverno, gravei escondido e mandei para o grupo Mãos Dadas”, relata.
“Segundo ele, se levássemos meias, toucas, luvas e cobertores, os moradores ficariam aquecidos e, consequentemente, mais felizes. Embora a iniciativa tenha partido dele, a campanha foi realizada pelo Grupo Mãos Dadas, através de seus integrantes. Assim que mandei a minha conversa com ele no grupo, todos se mobilizaram e as doações começaram a chegar”, disse.

Como doar

Os interessados em doar roupas e agasalhos em bom estado de conservação ou outros itens que possam ajudar a amenizar o frio da população vulnerável, devem procurar a sede da entidade, localizada à Rua Júlio Cavalari, 490 ou através do telefone (16) 99104-3847.
Roberta destaca a importância de incentivar o altruísmo e a solidariedade nas crianças desde cedo. “É muito importante uma iniciativa calorosa como essa partir de uma criança, isso mostra que ele tem não só um bom coração, mas também uma sensibilidade gigantesca. Também prova que estamos o criando da forma correta, além de estarmos servindo os menos favorecidos, que é a melhor parte de tudo”, ressalta a voluntária.
“Miguel ficou muito feliz e eu, como mãe, fiquei realizada. Como ser humano me senti muito bem representada, com a segurança que no futuro alguém continuará a minha obra”, completa a filantropa Roberta Foroni de Freitas